quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gilberto Amaral

Verde e amarelo

Você sente o gosto do patriotismo quando passa pela Esplanada dos Ministérios toda engalanada com flâmulas verde-amarelas já para o desfile de 7 de Setembro. Sem dúvida alguma, a presidenta Dilma Rousseff viverá uma grande emoção como chefa-suprema das Forças Armadas em presidir, pela primeira vez, o desfile do Dia da Pátria.

Ampliação

O presidente do Senado, José Sarney, defendeu ontem em Plenário a ampliação do papel do Ministério do Desenvolvimento Social, transformando-o no Ministério do Desenvolvimento Social e da Família. Para Sarney, é essencial dar mais atenção às relações familiares brasileiras, através de políticas nacionais, mas capazes de atingir os estados e municípios.

Escorregada I

Miriam Leitão é boa profissional. Claro, não vou chover no molhado. Contudo, errou feio, foi agressiva demais, sem necessidade, com o senador e ex-presidente Fernando Collor, em recente artigo. Leitão pisou na bola porque esqueceu do velho e fundamental feijão-com-arroz do bom repórter: apurar bem os fatos, checar exaustivamente uma informação. Sobretudo se ela chegar ao jornalista através de fontes ressentidas, que fazem questão de alimentar ódio no coração.

Escorregada II

Miriam Leitão bem que poderia não pagar o micão que pagou, escrevendo tolices sobre temas polêmicos, como o acesso às informações públicas e a divulgação de dados oficiais. Matérias que começaram a ser apreciadas e discutidas na CRE do Senado, que tem Collor como relator. Bom que a atilada jornalista e alguns colegas açodados saibam que o senador jamais teve a pretensão de ser dono do monopólio da verdade. Nem se julga melhor nem pior do que os demais senadores e deputados. Apenas não abre mão de continuar trabalhando pelo bem comum, com determinação e espírito público.

Agressividade
 
O jornalismo brasileiro está destemperado, com agressividade contra os homens públicos. E o pior de tudo: muitos estão cuspindo no prato que comeram.

Leia a coluna completa na excelente coluna diária do Gilberto Amaral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário