quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O que acontece por aí...



Morosidade em superterminais prejudica indústrias da Zona Franca de Manaus

Algumas indústrias do pólo de Manaus estão com problemas para manter as linhas funcionando por falta de insumos. O problema é causado pela demora para liberar mercadorias no Porto Superterminais. Há 15 dias a Panasonic paralisou a produção por falta de componentes. A situação pode se agravar porque nos próximos meses a tendência é a produção aumentar para atender a demanda de final de ano no varejo. Os prejuízos das fábricas, neste caso, seriam incalculáveis.  A propósito da zona franca o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, revelou na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que um grande fabricante de games vai se instalar no pólo de Manaus. O anúncio oficial será nos próximos 15 dias. Mercadante não forneceu mais detalhes, mas salientou que uma fábrica de games contrata cinco vezes mais trabalhadores do que um fabricante de hardware, por se tratar de um produto acabado. Atualmente, os telejogos(jogos de vídeo games) geram faturamento anual de 26,4 milhões de reais em Manaus. Em 2010 foram produzidos 256,8 mil unidades. Este ano a produção cresceu 22,4% até julho, na comparação no mesmo período do ano passado.

Eletros agradece apoio da SUFRAMA ao pleito de elevação do Imposto de Importação para splits
Por Diego Queiroz

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Lorival Kiçula, enviou nessa terça-feira (13) ofício à superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, no qual agradeceu o apoio da SUFRAMA ao pleito apresentado pela Eletros junto ao Governo Federal visando à elevação da alíquota de importação para os aparelhos de ar-condicionado do tipo split system. Segundo Kiçula, o aumento da carga tributária sobre os splits importados, anunciado na última semana pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tornou possível a competitividade dos fabricantes instalados no país, permitindo a manutenção de investimentos e de projetos na Zona Franca de Manaus, bem como o desenvolvimento de produtos cada vez mais inovadores, com tecnologia de ponta. Desde o início do ano, equipes técnicas da SUFRAMA estiveram participando ativamente, com envolvimento direto da superintendente da autarquia, Flávia Grosso, das discussões realizadas em Brasília, no âmbito do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de resguardar os interesses dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus na luta contra as importações e buscar a manutenção e ampliação de investimentos no PIM. A autarquia contou no processo com o apoio fundamental de órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP), do MDIC, e entidades como a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a própria Eletros.

PAC 2 Chega ao Amazonas

O governador Omar Aziz e o vice-presidente da CEF, José Urbano Duarte, assinaram contratos que iniciarão as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC-2 no Amazonas. Entre recursos federais e do Amazonas serão investidos mais de 600 milhões de reais. Também assinaram contrato para a execução da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, onde serão construídas 5.384 moradias, 648 casas e 4.736 apartamentos, e contrato para obra de infraestrutura de rua e avenida em Manaus, fundamental para a Copa do Mundo de 2014. Manaus será a primeira cidade brasileira a ter perto de 9 mil casas do Minha Casa, Minha Vida, em um mesmo local. O governador lamentou tanta demora da CEF para firmar o contrato para a construção das moradias. Parte delas, de acordo com Omar Aziz, serão inauguradas em outubro pela presidente Dilma, quando for inaugurar a ponte sobre o Rio Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário