terça-feira, 13 de setembro de 2011

Subcomissão da Amazônia no Senado vai discutir violência no campo

Os trabalhos da comissão externa do Senado que visitou os locais onde ocorreram assassinatos de trabalhadores rurais no Pará e em Rondônia serão debatidos em audiência pública na Subcomissão Permanente da Amazônia, vinculada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Nesta terça-feira (13), a Subcomissão aprovou requerimento para a realização do debate, que será em conjunto com a Subcomissão da Amazônia e da Faixa de Fronteira, a qual funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ao solicitar o debate, a presidente da Subcomissão da Amazônia, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), disse que o recrudescimento da violência no campo tem assumido proporções inaceitáveis com a morte de trabalhadores rurais que denunciavam ação ilegal de madeireiros na região. Na justificação do requerimento, a senadora afirma que o Senado não se omitiu diante dessas mortes, ao criar a comissão externa de senadores para averiguar os assassinatos. Segundo explica, foram feitas duas visitas da comissão à região e, agora é preciso realizar audiência públicas no Senado para tratar do assunto. Para o debate, serão convidados representantes dos movimentos rurais e dos governos dos estados do Pará, do Amazonas e de Rondônia, além de representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Comissão Pastoral da Terra e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Soldados da Borracha

A Subcomissão da Amazônia também aprovou nesta terça a realização de uma segunda audiência pública para discutir Proposta de Emenda à Constituição (PEC 556/02) que trata dos soldados borracha, nome dado aos brasileiros que entre 1943 a 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia para extrair borracha para atender á demanda dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Serão convidados para o debate a relatora da PEC na Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), além de representantes dos sindicatos dos Soldados da Borracha e do Poder Executivo.Também será chamado o cineasta Wolney Oliveira, para apresentar o filme documentário "Borracha! Para a Glória".

Diligências

Também foi aprovada a realização de visitas técnicas dos membros da subcomissão aos estados da Região Norte para colher sugestões e elaborar um documento que possa contribuir para o desenvolvimento da região.

Valéria Castanho / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário