terça-feira, 17 de maio de 2011

Comitiva holandesa visita SUFRAMA para prospectar investimentos no polo naval da ZFM

Diego Queiroz                                                                                                                                                                                                        
A superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (13) no auditório da SUFRAMA com executivos da missão marítimo-comercial holandesa no Brasil, objetivando estreitar relacionamentos com vistas a atrair potenciais investimentos para o polo naval da ZFM. A missão, organizada pela Associação “Holland Marine Equipment” (HME) e formada por representantes de 14 empresas ligadas às áreas de construção, reparos, equipamentos e serviços da indústria naval dos Países Baixos, é pioneira na Região Norte.
Durante o encontro, a superintendente respondeu às dúvidas dos empresários holandeses sobre o modelo Zona Franca de Manaus e destacou que o Estado do Amazonas tem um diferencial não apenas por contar com incentivos fiscais especiais, mas também pela estreita ligação da construção naval com o desenvolvimento sustentável da região e pelos investimentos do Governo Federal anunciados em hidrovias e portos. “Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para que vocês possam vir para a região, investir e fazer bons negócios com os estaleiros aqui já existentes. Esperamos que possam trazer tecnologias inovadoras e gerem emprego e renda, mas que também tenham lucros e bons resultados, pois é importante que os dois lados estejam satisfeitos”, disse a superintendente.
Tendo em vista os depoimentos dados pelos representantes da comitiva holandesa, o sentimento coletivo dos empresários é de que a região Amazônica oferece boas oportunidades de negócios e tem um mercado naval com grande potencial de crescimento.
De acordo com o presidente da HME, Pim Van Gulpen, a visita da comitiva a Manaus foi bastante produtiva e o momento não poderia ser melhor, tendo em vista as discussões recentes entre Governo do Estado e SUFRAMA para potencializar o polo naval do Amazonas, o que dá segurança aos investidores de que o segmento tem apoio governamental. “Acreditamos que os resultados da missão foram acima do que esperávamos, com bons encontros prospectivos. O momento é adequado e a região tem o que nós precisamos. A indústria náutica é uma das especialidades do nosso país e gostaríamos de fazer negócios aqui”, disse o líder da missão.
Ao final do encontro, a superintendente Flávia Grosso fez um convite aos representantes da comissão holandesa para participarem da sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que será realizada no período de 26 a 29 de outubro, na capital amazonense. A comitiva estrangeira encerrará suas atividades em Manaus hoje, com visitas a alguns estaleiros locais e em seguida reunião, às 16h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário