segunda-feira, 19 de junho de 2017

SUFRAMA busca parceria com academia e instituições de pesquisas com alimentos amazônicos

A industrialização e a exportação de alimentos da Amazônia foram tema de reunião entre o superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e pesquisadores e cientistas especializados em piscicultura e fruticultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com Tolentino, a ideia é elaborar um planejamento integrado multi-institucional focado em produtos alimentícios amazônicos com potencial estratégico para serem industrializados e depois exportados. “Queremos construir um projeto junto com as instituições de pesquisa da região para definir uma lista prioritária de alimentos amazônicos que mais agradem ao paladar dos consumidores da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos, por exemplo, e que tenham potencial de industrialização. Temos excelentes pesquisas na área e contamos também com um grande interesse internacional pela grife Amazônia. O papel da SUFRAMA é fazer esse meio de campo entre indústria e pesquisa para gerarmos empregos para a região”, detalhou, destacando, ainda, que a proposta de construir um plano em parceria com os pesquisadores visa evitar entraves burocráticos e ampliar as chances de sucesso.

Nos últimos 20 anos, cerca de 40% dos 1.275 convênios feitos pela SUFRAMA na região foram para o fomento de cadeias produtivas do setor primário. Um exemplo positivo é a cadeia leiteira em Rondônia, que hoje atende também o mercado consumidor do Amazonas. “É urgente a estratégia de diminuirmos a dependência da nossa economia do Polo Industrial de Manaus (PIM). A segunda parte desse plano terá como fim as pesquisas fitoterápicas, fitocosméticas e de biomoléculas. Iniciaremos com os alimentos pelo potencial de geração de empregos e de renda do agronegócio. É histórico que o setor primário e o agronegócio é que seguram o País em momentos de crise”, explicou Tolentino.

O superintendente salientou que, além do encontro com os pesquisadores do Inpa e da Ufam, também se reunirá com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras universidades federais e estaduais dos cinco Estados que fazem parte da área da abrangência da SUFRAMA. “Também analisaremos a melhor forma de estabelecer convênio ou cooperação técnica e buscaremos financiamento com emendas parlamentares. Há ainda um grande potencial de atração por meio dos incentivos fiscais da Zona Franca Verde”, ressaltou.

Pela parte do Inpa, estiveram presentes à audiência os pesquisadores Nilson Carvalho, Francisco Souza, Dionísia Nagahama e Rogério Jesus, enquanto que a Ufam esteve representada pelo pesquisador Antônio José Inhamuns. Também participaram da reunião o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, o coordenador geral de Desenvolvimento Regional, Vitor Lopes, e o procurador federal junto à SUFRAMA, Bruno Bisinoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário