quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ministro Marcos Pereira dá posse a novo superintendente da SUFRAMA


Fotos: Washington Costa/MDIC

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinou nessa terça-feira (13) o termo de posse do novo gestor da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Appio da Silva Tolentino. Nomeado no último dia 2 de junho, Tolentino assume a autarquia no lugar de Rebecca Garcia, que esteve à frente da instituição entre outubro de 2015 e maio de 2017.

A posse ocorreu em ato realizado na sede do MDIC, em Brasília, e do qual participaram também o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, e os superintendentes adjuntos de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira; de Operações, Bruno Monteiro Lobato; e de Projetos, Paula Andrea Soares, entre outros dirigentes e técnicos dos dois órgãos.

Aos dirigentes e servidores da SUFRAMA, o ministro Marcos Pereira pediu empenho e imparcialidade, recomendando, ainda, compromisso com a celeridade e a tecnicidade nas decisões envolvendo as demandas do setor produtivo local. “Quero que vocês trabalhem com seriedade e com transparência. Nosso compromisso é não permitir uma condução somente política da superintendência”, enfatizou.

Appio Tolentino, por sua vez, fez questão de elogiar o corpo técnico da SUFRAMA e disse que uma de suas metas prioritárias à frente da instituição será promover uma mudança de mentalidade e aproximá-la cada vez mais da classe empresarial, em busca de parcerias que possibilitem a celeridade na retomada do desenvolvimento e do crescimento da indústria. “Hoje nós temos que entender que os protagonistas verdadeiros são os empresários, sejam eles do setor comercial, do agronegócio, da agroindústria, do setor de serviços, da indústria. Temos que fazer tudo o que for possível para prestigiá-los e atendê-los com a celeridade devida”, disse.

A solenidade de apresentação formal do novo superintendente à sociedade amazonense ocorrerá nesta quarta-feira (14), às 16h, no auditório da sede da SUFRAMA.

Formação

Engenheiro de Pesca e advogado tributarista, Tolentino possui larga experiência atuando em órgãos governamentais, sobretudo, em atividades de fiscalização e acompanhamento de indústrias incentivadas, políticas industriais e ações de desenvolvimento econômico. O superintendente ingressou no serviço público há 30 anos, na então Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC), do Amazonas, atual Seplan-CTI. No órgão, ocupou cargos de gerente de Laudo Técnico e de Diretor de Departamento na área de Desenvolvimento Econômico, além de ter sido Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico. A experiência no serviço público inclui, ainda o cargo de professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em piscicultura e aquicultura e também o de servidor concursado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), atividade que exerceu por três anos.
* com informações da Assessoria de Comunicação do MDIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário