sexta-feira, 10 de julho de 2015

Comissão aprova proposta de Collor para homenagear presidente da APAE

Atendendo a uma proposição do senador Fernando Collor (PTB), o Senado Federal vai homenagear a presidente da Federação Nacional das APAEs, Aracy Maria de Silva Lêdo, por sua contribuição à causa das pessoas com deficiência. Ela receberá a Comenda Dorina Gouveia Nowill no dia 24 de setembro em sessão especial no Plenário do Senado.
Além de Aracy, outras cinco pessoas ligadas ao trabalho com deficientes serão homenageadas. Entre elas a ex-deputada federal e atual secretária da Mulher e dos Direitos e Humanos de Alagoas, Rosinha da Adefal (PT do B), que foi indicada pelo senador Renan Calheiros (PMDB). As homenageadas foram selecionadas pela comissão julgadora da comenda a partir de 14 indicações feitas por senadores.
A indicação de Collor foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da comissão. É histórico o reconhecimento de Collor com as atividades desenvolvidas nas unidades das APAEs. Inclusive, Dona Leda Collor, mãe do senador, participou diretamente da fundação da unidade em Alagoas.
“As ações da APAE são focadas na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. As unidades fornecem atendimento especializado às pessoas com deficiência, incluindo seus familiares e a comunidade em geral”, destacou Collor, apontando também como exemplo de dedicação o trabalho realizado pela presidente da APAE em Arapiraca, Nayara Vital.
De acordo com a assessoria técnica do Senado Federal, pelas regras que dispõem sobre a entrega da comenda, a cada edição devem ser escolhidas cinco homenageadas por ano, mas foi aberta uma exceção devido a um empate entre duas indicadas.

Outras homenageadas 

A assessora parlamentar Loni Elisete Manica, especialista em educação de pessoas com deficiência; a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), tetraplégica, primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo e relatora do recém-sancionado Estatuto da Pessoa com Deficiência; a servidora do Senado Solange Calmon, criadora e apresentadora do programa Inclusão, da TV Senado, e Maria Luiza Costa Câmera, ex-membro do Comitê Internacional de Mulheres com Deficiência, completam a lista de homenageadas com a comenda.

Homenagem a Dorina Nowill 

O conselho também decidiu homenagear in memoriam a própria Dorina Gouveia Nowill, que dá nome à premiação. Dorina Gouveia Nowill perdeu a visão aos 17 anos de idade, mas nunca deixou que a deficiência interrompesse sua carreira profissional. Em uma época em que livros em braile eram raros, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. Posteriormente, continuou seus estudos na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.
Dorina Nowill foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos (hoje União Mundial dos Cegos). Ela criou também a Fundação Dorina Nowill, voltada para ajudar deficientes visuais. Dorina Nowill faleceu em São Paulo em 2010, aos 91 anos.

Fonte: França Moura 
http://programacidadania.com.br/comissao-aprova-proposta-de-collor-para-homenagear-presidente-da-apae/

Nenhum comentário:

Postar um comentário