quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cantora e atriz brasiliense Carol Fazu cresce na televisão nacional

Carol Fazu aparece discretamente em Insensato coração. Ela interpreta Yvone, secretária do escritório onde trabalham Carol (Camila Pitanga) e Raul (Antonio Fagundes). O papel pequeno não tira o entusiasmo da brasiliense, que tem conquistado aos pouquinhos seu espaço na teledramaturgia global. “Participei de seriados como Cilada, Lolô e Tavinho e A grande família e das novelas Escrito nas estrelas e Viver a vida. Em Insensato coração, tive a grande oportunidade de contracenar com Fagundes, Camila, Lázaro Ramos, Glória Pires…”, contabiliza a atriz, escolhida para o papel pelo produtor de elenco da novela, que a conhecia de outros trabalhos.

A carreira em frente às câmeras é algo relativamente novo na vida de Carol, mas a arte, não. Bem antes de se mudar para o Rio de Janeiro e decidir tentar a sorte no teatro e na tevê, ela já cantava em palcos de Brasília. Chegou a lançar um CD em 2005. “Meu início foi no Conservatório de Música de Brasília, estudando piano clássico, aos 6 anos de idade. Comecei a cantar mais tarde. Brasília sempre teve um forte movimento de bandas, então fui dando canjas, participando de shows de amigos, tive bandas, comecei a compor e parti para um trabalho solo. Também estudei canto na Escola de Música”, lembra.

Por isso mesmo, ela costuma dizer que teve formação musical em Brasília e em cênicas no Rio de Janeiro. Carol se mudou para a cidade em 2005, depois de lançar o CD, fez apresentações como cantora (e ainda faz, eventualmente), mas o destino foi levando-a em outra direção. “As oportunidades para a atriz e meu próprio entendimento disso vieram aqui no Rio. Hoje, fico feliz por ter aceito as oportunidades que surgiram”, diz Carol. Na verdade, a ideia dela é tirar proveito de ambos os talentos: “Ser atriz e cantora é maravilhoso, são atividades que se complementam e aumentam meu leque de possibilidades de trabalho. Esta semana mesmo fui sondada para fazer no cinema uma personagem que é uma cantora. E os musicais também estão de volta com tudo. Além disso, continuo compondo e tenho planos para um próximo disco”.

Há ainda um detalhe curioso na vida profissional de Carol Fazu. Apesar de ter se envolvido com música tão cedo, no momento em que teve de entrar para a faculdade, ela escolheu um curso que, em princípio, não tem nada a ver com quem já mostrava notória tendência para a arte: odontologia. “Fazer odontologia foi uma escolha natural para mim. Meu pai, Artur Ribeiro Jarnalo, era dentista e eu o admirava muito. Exerci essa profissão por cerca de três anos. Mas a vocação artística falou mais alto”, conta. Essa certeza se tornou ainda mais firme depois que a cantora e atriz se mudou para o Rio. “Desde que vim para cá, optei por investir na carreira artística. Sempre busquei os melhores cursos e procurei estar cercada pelos melhores profissionais. E continuo estudando para os próximos trabalhos”, conta Carol.

No momento, ao mesmo tempo em que se despede das gravações de Insensato coração, ela se ocupa com outro projeto. Neste caso, no teatro. Ao lado de outras sete atrizes, ela encena Mulheres de Caio, peça baseada em quatro histórias do escritor Caio Fernando Abreu (O príncipe sapo, Creme de alface, Os sobreviventes e Dama da noite). “Fizemos duas temporadas no Rio e temos planos de levar a peça a Brasília ainda este ano. Dependemos de fechar apoio ou patrocínio. Vai ser muito especial para mim estar nos palcos de Brasília como atriz”, prevê.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário