segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caminhada de combate ao Bullying tem apoio da Prefeitura de Manaus.


Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para participar da 2ª Caminhada “Quebrando o Silêncio”, que tem como objetivo alertar a população sobre a violência psicológica praticada contra crianças e adolescentes, o “Bullying”.


O evento tem o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Juventude (Semje) e acontece neste sábado (27), a partir das 15h30, nas zonas Norte e Leste de Manaus. Durante a caminhada, serão entregues 25 mil folhetos explicativos e revistas sobre o tema. Estão programadas duas caminhadas simultâneas e ambas estão previstas para iniciar às 16h. A primeira terá concentração no Colégio Adventista da Cidade Nova, localizado na avenida Noel Nutels, próximo ao Terminal 3, e seguirá até o Centro de Convivência da Família, localizado na mesma avenida. A segunda caminhada iniciará na Bola da Feira do Produtor, na avenida Grande Circular, no bairro Jorge Teixeira, e seguirá à unidade do Sest/Senat, no bairro Cidade de Deus. De acordo com o Secretário da Semje, André de Souza, a participação em eventos de defesa dos jovens é uma premissa da secretaria que não poderia ficar alheia ao problema do bullying na sociedade. “Temos consciência da importância do tema e que seus efeitos são terríveis para o desenvolvimento psicológico, social, e emocional dos jovens. Nós da prefeitura estamos somando esforços para coibir todos esses abusos”, declarou.  Idealizado pela Igreja Adventista, a campanha “Quebrando o Silêncio” vai conscientizar adultos, jovens, crianças e adolescentes sobre os riscos dessa prática, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes para solução dos casos. No mês de agosto, foram feitas palestras sobre o bullying (com entrega de revistas sobre o tema para os alunos) em escolas estaduais e municipais.


Pesquisa


Dados da pesquisa Bullying escolar no Brasil, publicada em 2010 pela ONG Plan Brasil, mostram que no país cerca de 70% dos estudantes dizem já terem presenciado cenas de violência em suas unidades de ensino. Ainda de acordo com o levantamento, quase metade dos estudantes do Sudeste do País (47%) já viu algum colega sofrer bullying, definido como uma agressão feita de forma sistemática, praticada pelo menos três vezes contra a mesma pessoa num mesmo ano.


Conceito


O bullying acontece quando uma pessoa zomba da outra, dando apelidos, constrangendo ou fazendo brincadeiras que machucam (podendo chegar à agressão física, inclusive) e entristecem. As vezes, essa agressão ganha espaço na internet, aparecendo em sites de relacionamento, como o Orkut, You Tube, MSN, Skype, Facebook, Twitter e outros. Nesse caso, a pessoa é ridicularizada e tem seu nome exposto de maneira agressiva. Isso ganha o nome de Cyberbullying e é tão ofensico quanto o bullying direto.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Juventude
Jornalista responsável:
Rudson Peixoto - 8163-5467 / 8842-5766
Assistente de Comunicação:
Carlos Barros - 8405-9445 / 8125-2120
Acesse o site:
www.juventude.manaus.am.gov.br
Siga o Twitter: @juventudemanaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário