quarta-feira, 26 de julho de 2017

Revista Ribeirinhos está no ar

Com periodicidade bimestral, revista digital criada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, é aberta a colaborações e reúne artigos, ensaios e textos literários


A prosa, a poesia e as ideias com foco no Amazonas e no restante da Região Amazônica ganham um novo espaço no universo digital. Trata-se da Revista Ribeirinhos, publicação online que reúne artigos, ensaios, entrevistas, depoimentos e textos literários de temática e enfoque regionais. Com edição do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a revista já está no ar e pode ser acessada no endereço http://revistaribeirinhos.cultura.am.gov.br/.

Aberta à colaboração de novos autores a cada edição, a Revista Ribeirinhos tem como proposta editorial servir de espaço democrático para a veiculação de conteúdos ligados ao Amazonas e à Amazônia, nos diversos campos do conhecimento, além de produções de cunho literário. Já no nome, a publicação faz referência à cultura dos povos de Manaus, do interior do Estado e de toda a região amazônica, que vivem à beira dos rios e que em torno deles constroem vidas, vivências e saberes singulares.

“Com essa publicação, a Secretaria de Cultura busca fomentar a produção de ideias e de conhecimento de uma cultura que evoluiu de forma única no mundo, forjada por uma História plena de encontros entre povos e civilizações, por uma geografia peculiar e pela relação íntima com a natureza”, afirma Robério Braga, titular da pasta. “E essas ideias, esse conhecimento, têm sua importância e merecem ser reconhecidos no universo do saber”.

Além de Braga, no cargo de Editor Chefe, a revista tem um Conselho Editorial formado por autores e pesquisadores de renome no cenário local: Max Carphentier e José Braga, ambos escritores e membros da Academia Amazonense de Letras (AAL); Raimundo Pontes Filho, historiador e mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Cristian Pio Ávila, doutor em Antropologia Social pela UEA; e Antonio Ausier Ramos, diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura.

No staff de sua primeira edição, a Ribeirinhos tem ainda Sarah Viegas, Karla Colares e Arminda Mendonça, responsáveis pela produção editorial; Lucas Rodrigues, redator; Luis Felipe Albuquerque, responsável pela identidade visual; Jhulio Santos e Fued Felipe, programador; e Jonei Picanço, web designer.

Literatura e arte – A vertente literária ganha destaque na Revista Ribeirinhos com uma instigante seleção de conteúdos em prosa e poesia. Do primeiro gênero se destaca “Umas e outras do beiradão: Crônicas caboclas – Nem com piti de bodó”. No texto, Arivelto Marical e Paulo Cabral Barboza Junior, técnicos da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social, registram depoimentos de habitantes de comunidades beneficiadas por um programa executado pela agência entre 2007 e 2009. No terreno da poesia, a edição julho/agosto da revista traz contribuições generosas dos autores Samuel Lucena de Medeiros, com o poema “Araçá”; Abner Viana, com “Clara Azul Bonina”, “O Velho Nuta” e “Pérola de Zion”; e Lidiane de Souza Cunha, com “Meu verde, meu lar”.

A cada edição, a publicação eletrônica vai destacar obras de duas iniciativas editoriais mantidas pela Secretaria de Cultura: a Coleção Poranduba e a Série Memória. Nesta primeira edição, a revista destaca “A crise amazônica e a borracha” (1908), obra de José Armando Mendes publicada na Poranduba, resenhada por Edlane Mendes e também disponível no acervo da Biblioteca Virtual do Amazonas.

E os meios de transporte na Manaus de antigamente são tema de dois artigos curtos da Série Memória: “Bondes em Manaus”, de Soraia Magalhães, e “Os carros de aluguel em Manaus”, de Robério Braga.

Leituras à parte, os internautas poderão conferir na Revista Ribeirinhos reproduções de obras de nomes importantes das Artes Visuais no Amazonas. A galeria virtual já conta com criações de Moacir de Andrade e Auxiliadora Zuazo, em obras originais do acervo da Pinacoteca do Estado.



Para se tornar um colaborador, basta acessar o site da Revista Ribeirinhos (http://revistaribeirinhos.cultura.am.gov.br) e seguir o modelo de formatação proposto pelo editorial da publicação. Todos os textos recebidos serão avaliados pelo Conselho Editorial, e se aprovados serão incluídos nas edições subsequentes da publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário