quinta-feira, 27 de julho de 2017

Collor defende parceria com Mercosul

Ele destaca prioridade no relançamento das tratativas que viabilizam acordo

Senador Fernando Collor de Mello fala à imprensa de Marrocos após reunião com integrantes da Câmara dos Conselheiros
Convidado para uma visita de trabalho, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado da República, senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), visitou o Reino do Marrocos, onde cumpriu intensa agenda com representantes do governo local. A presença de Collor foi destaque na mídia daquele país. O parlamentar visitou o Reino do Marrocos a convite da Câmara de Conselheiros, que lá corresponde ao Senado brasileiro, e tratou de temas relativos ao aprofundamento das relações bilaterais entre o Brasil e aquele país africano, com destaque para os entendimentos referentes à assinatura de acordo entre o Mercosul-Marrocos.

Durante as reuniões, o senador tratou ainda da instalação do grupo parlamentar de amizade entre Brasil-Marrocos, essencial para se desenvolver a chamada diplomacia parlamentar que dá suporte à diplomacia convencional. Nas discussões relativas às relações entre as nações, propriamente na esfera econômica, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal tratou do relançamento das negociações com vistas a um acordo entre o Mercosul e o Marrocos. Atualmente, a existência de barreiras tarifárias é um impedimento real à ampliação do comércio bilateral. 

“Precisamos trabalhar para reduzir ou eliminar essas barreiras. Sem isso, os produtos brasileiros ficam prejudicados no mercado marroquino, e os produtos marroquinos, no mercado brasileiro”, posicionou-se Collor. Em novembro de 2004, foi assinado o Acordo-Quadro para o estabelecimento de parceria comercial entre o Mercosul e o Marrocos. Desde 2008, no entanto, não se registra avanço.

ACORDO

Fernando Collor ressaltou a necessidade de se relançar as tratativas do acordo, sobretudo, pelo fato de o Marrocos manifestar interesse na parceria entre os países. O governo marroquino examina data proposta informalmente pelo Brasil para a realização de reunião Mercosul-Marrocos, em Brasília, no próximo mês de setembro.
Em vista ao Reino do Marrocos, senador Fernando Collor de Mello é recebido pelo Chefe de Governo marroquino, Saad Eddine El Othmani
O senador apontou como grande oportunidade para o Brasil a parceria bilateral, já que a economia marroquina vem crescendo de forma ininterrupta nos últimos 18 anos, com uma inflação de 1,6%. Apesar de variações no ritmo da economia, o crescimento nesse período foi, em média, de cerca de 4,5% por ano. Ainda durante as audiências com representantes daquele país africano, Collor ouviu, também, informações sobre os avanços realizados pelo Marrocos em seu processo de desenvolvimento econômico e social, como também sobre o funcionamento de suas instituições políticas.

O agronegócio é parte importante da pauta comercial bilateral entre os países, com relevante participação do açúcar nas vendas brasileiras ao Marrocos, de um lado, e de fosfatos, fertilizantes e sardinhas nas exportações marroquinas ao Brasil, do outro. Collor ressaltou, durante as audiências com os marroquinos, que o Estado de Alagoas é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar no Brasil, sendo o açúcar alagoano produto para exportação. O senador acredita ser possível aproximar mais essa relação.

“O Brasil realizou grandes avanços no agronegócio, e o Marrocos tem tido um desenvolvimento impressionante de sua agricultura. Há um campo para cooperação e aprendizado recíproco entre os dois países”, defendeu Collor.

Em entrevista à imprensa local, ao se referir à visita do senador Collor, Abdessamad Kayouh, primeiro-vice-presidente da Câmara de Conselheiros do Marrocos, elogiou “a qualidade das relações entre a Câmara de Conselheiros e o Senado brasileiro, sublinhando a importância dessa cooperação parlamentar no acompanhamento e no reforço das relações de parceria entre os dois países”.

AGENDA DE VISITAS

O senador Fernando Collor reuniu-se com o vice-presidente da Câmara de Conselheiros e outros membros do Parlamento marroquino. Manteve encontros, ainda, com o chefe do Governo do Marrocos, Saad-Eddine El Othmani, e com outras autoridades, inclusive a secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros e a Cooperação Internacional, a secretária de Estado para o Comércio Exterior, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e o presidente do Conselho Real Consultivo para Assuntos do Saara.

Da esq. p/ direita - O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Marrocos Conseiller (Senador) Abdellatif Abdouh; Senador Collor; o Primeiro-Ministro do Marrocos (Chefe de Governo) Saad Eddine El Othmani; o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara de Conselheiros Conseiller (Senador) Mohamed Rezma
Collor foi homenageado em jantar oferecido pelo presidente da Câmara de Representantes do Marrocos, Habib El Malki. Em Marrakech, foi recebido em jantar oferecido pelo governador daquela região, pelo presidente do Conselho Regional e outras autoridades locais. Em sua trajetória pública, especialmente na presidência da República, Collor sempre defendeu uma política externa brasileira que erguesse pontes de relacionamento com o mundo, no sentido da construção de novas oportunidades. 
Da esq. p/ dir. - O Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Marrocos Conseiller (Senador) Abdellatif Abdouh e o wali - autoridade do Ministério do Interior, responsável pela administração de uma determinada região do Marrocos) de Marraqueche, Abdelfattah Lebjioui, recebendo um livro sobre o acervo de obras de arte do Senado das mãos de Collor

Para acessar a matéria completa:
http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/07/no-marrocos-collor-cumpre-agenda-e-defende-parceria-com-mercosul_37452.php

Texto: Jonathas Maresia
Fotos: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário