quinta-feira, 6 de julho de 2017

O Lixo e o Monturo

Meus caros, não pretendo com este artigo fazer uma defesa do Temer,
mesmo porque o Presidente já está muito bem servido pelo Dr. Antônio Claudio Mariz de Oliveira, e eu nem advogado sou.

Quero apenas aduzir um par de ideias à essa discussão sobre a apresentação de denuncia da PGR contra o Presidente da República.

Se o Temer é culpado ou não das acusações que constam da denuncia do Janot, só uma investigação profunda, isenta, responsável, e consequentemente demorada, irá dizer.

Não é o que estamos vendo. 

Muito pelo contrário, a própria denuncia, açodada, superficial, exalando um forte odor partidário (pró-PT), afirma que o Temer ¨recebeu de Joesley vantagem indevida de 500 mil Reais em troca de sua intervenção no CADE¨para logo em seguida reconhecer que ¨no exíguo prazo deste Inquérito não foi possível reunir elementos que permitam concluir que o interesse manifestado tenha provocado no CADE ações desviadas da boa técnica¨.
Se o prazo era exíguo, não permitindo uma conclusão,  por que não solicitou dilação do prazo?

A respeito do Eduardo Cunha, inferiu da frase:¨mantenha isso,viu?¨uma ação do Temer de obstrução à Justiça, para em seguida admitir ser ¨necessária uma análise mais cuidadosa, profunda e responsável¨.
Exatamente o que ele não fez! Assumiu sua total irresponsabilidade!

Logo no inicio da denuncia, reportando-se a uma empresa do setor portuário, que teria sido fraudulentamente beneficiada pelo Temer, conclui ser necessário ¨instaurar investigação específica para melhor elucidar os fatos¨. Significa dizer que sua investigação concluiu que é mister investigar! Como diria o Senador Magno Malta: Mamãe me acode!

O nobilíssimo Barão de Itararé repetia:¨dize-me com quem andas e eu te direi se vou contigo¨; pois o Temer, quando assumiu a presidência, chamou para andar com ele dois tipos de companheiros de viagem: para gerir a Economia do País chamou o que há de melhor no ramo, não só em competência como em dignidade. Quem pode querer equipe melhor que Henrique Meirelles, 
Ilan Goldfajn, Eduardo Gardia, Mansueto Almeida, Carlos Hamilton, Marcelo Caetano, Ana Paula Vescovi? E Pedro Parente na Petrobras? e Silvia Bastos no BNDES (que não aguentou a pressão e cedeu o lugar para Paulo Rabello de Castro, outro gigante)? Só por conta dessas escolhas já dou um crédito de confiança ao Temer.

Se o Temer fosse realmente ¨o chefe da maior e mais perigosa quadrilha do País¨, como a alma viva mais honesta deste País, teria nomeado outros mantegas, gabriellis, paloccis, dilmas, coutinhos et caterva. 

Críticas aceitáveis são feitas às biografias dos políticos que escolheu para o diálogo com o Congresso Nacional. Concordo que são políticos sobre os quais pesam acusações graves quanto à conduta, nada republicana, de alguns deles.
Mas eu pergunto: quem o Temer deveria nomear para negociar com o Congresso Nacional reformas absolutamente necessárias e impostergáveis mas indubitavelmente impopulares? mutatis mutandis, não se deve enviar uma embaixada de freiras para negociar com as ¨moças¨ do bordel!

Não defendo o lema Rouba mas Faz, longe de mim,defendo sim que se investigue à exaustão qualquer suspeita de corrupção, mas com cautela, tranquilidade, respeito aos princípios de presunção de inocência, sem foguetórios, exibicionismos e transformando delações em condenações
(principalmente porque, em princípio, delatores são criminosos).

O que eu posso deduzir dessa atuação do Janot é que ele está tentando ¨ressuscitar¨o PT, ele quer a volta da roubalheira desenfreada, que, a braços com a incompetência, poderá arrastar definitivamente o Brasil para um buraco
cheio de lama pior do que esse do qual o Temer, a duras penas, está tentando
(e aos poucos conseguindo) tirar o País. 

É o sonho da volta da podridão, a irresistível atração do lixo pelo monturo.


( Humberto Ellery)

Nenhum comentário:

Postar um comentário