terça-feira, 23 de abril de 2013

Ana Amélia ressalta papel da Embrapa para o aumento da produtividade do setor agrícola



A importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a agropecuária nacional foi ressaltada durante sessão especial em homenagem aos 40 anos da instituição,  no Senado Federal. A cerimônia foi realizada por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS). Vários senadores discursaram durante a sessão e destacaram aspectos como as pesquisas e as inovações produzidas pela Embrapa que contribuíram para o aumento da produtividade do setor, além do papel do Brasil como fonte de alimentos para o mundo e a capacidade do agronegócio de garantir, com suas exportações, uma balança comercial positiva para o país. A senadora Ana Amélia disse que ao longo da carreira de quase 40 anos como jornalista ficou claro que a história da agropecuária brasileira se divide em antes e depois da Embrapa. Salientou que o empenho e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento foram fundamentais para que a balança comercial não registrasse perdas maiores que as observadas neste ano.
- Antes de me tornar senadora fui jornalista e, nesse período, a Embrapa, que nasceu lá no começo da minha profissão, sempre foi destaque em incontáveis notícias e comentários que fiz ao longo de minha carreira. A inovação, a novidade e o foco no desenvolvimento do campo sempre foram os motivos que tornaram a empresa tão respeitada e admirada não só por nós brasileiros, mas também no exterior – acrescentou a parlamentar gaúcha.
Com o trabalho da Embrapa, ressaltou a senadora, o campo brasileiro ficou melhor e mais desenvolvido. Segundo ela, há 37 anos o Brasil ocupava uma área de 37 milhões de hectares para a produção de alimentos. Hoje, aproximadamente 52 milhões de hectares são usados para a produção agrícola. Enquanto isso, a produção de alimentos, passou de mais de 180 milhões de toneladas.
- Isso significa que nas últimas quatro décadas, enquanto a área plantada cresceu 40%, a produção de alimentos foi alavancada em 400%, um elevado e surpreendente salto de qualidade e de produtividade, que se explica, principalmente, pela aplicação de boas pesquisas e novas tecnologias no campo brasileiro – citou Ana Amélia.
Além de Ana Amélia, que também presidiu parte da sessão, discursaram em homenagem à instituição os senadores Jorge Viana (PT-AC), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Pedro Simon (PMDB-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Valdir Raupp (PMDB-RO).
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, lembrou que a instituição foi criada, no início da década de 1970, "em um tempo em que faltava gente especializada no campo e o país precisava adaptar a tecnologia externa antes de aproveitá-la". Ele também ressaltou o papel do Congresso, por "reconhecer as necessidades orçamentárias essenciais à manutenção e modernização dos recursos operacionais da empresa".
Lopes defendeu a aprovação do PLS 222/2008, projeto de lei que tramita do Senado e cria a EmbrapaTec, "que terá por finalidade dinamizar a relação da Embrapa com o setor produtivo e com os mercados de inovação tecnológica".

A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário