quinta-feira, 14 de março de 2013

O que acontece por aí...



Projeto prevê cirurgia única no SUS para retirada e reconstrução da mama

No mesmo tempo cirúrgico da retirada da mama nos casos de câncer, as equipes médicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão também realizar imediatamente a operação plástica para reconstruir o órgão se as condições técnicas forem favoráveis. É o que estabelece projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (13), sob a relatoria da senadora Ana Amélia (PP-RS). Ainda pelo texto, se a colocação da prótese não for possível no mesmo momento da mastectomia (retirada da mama), a cirurgia reparadora deverá ser feita assim que a paciente alcançar as condições clínicas necessárias. Proveniente da Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), a proposta (PLC 3/2012) seguirá agora para exame final em Plenário, com pedido de urgência também aprovado pela comissão. Na votação nesta quarta-feira Ana Amélia destacou a importância das duas medidas que, segundo sua avaliação, tornam o projeto meritório. Primeiro, determinar a “imediata” reconstrução da mama. Depois, a preocupação em garantir que, na ausência de condições favoráveis para a cirurgia única, o ato seja realizado assim que elas forem alcançadas. Atualmente, conforme frisou a senadora, as cirurgias são adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do sistema público habilitadas para o procedimento.  Por isso, Ana Amélia entende que o projeto aperfeiçoa a legislação, ao concretizar um direito já previsto em lei, para que as mulheres possam contar com a reconstrução da mama em casos de mutilação devido ao câncer. Ana Amélia apontou as vantagens da realização dos dois procedimentos cirúrgicos no mesmo momento, entre elas o aproveitamento da mesma internação e da mesma anestesia, seguidas de uma só recuperação pós-cirúrgica. Observou ainda que o cirurgião também poderá obter “melhores resultados estéticos”, já que ainda não terá ocorrido a chamada retração cicatricial. Além do mais, a mulher será psicologicamente favorecida por “acordar da cirurgia já sem a sensação de vazio, de que algo lhe está faltando”. A relatora destacou ainda que o câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 50 mil brasileiras iriam desenvolver a doença em 2012. Uma emenda sugerida por Ana Amélia, que também foi autora do pedido de urgência, tornou mais claro que o objetivo do projeto é definir o momento em deve ser realizada a cirurgia reparadora.


Gim e Agaciel defendem servidores

O senador Gim Argello e o deputado distrital, Agaciel Maia, estão unidos, numa frente ampla, forte, decidida, firme e dedicada, em defesa dos interesses dos servidores públicos. Maia e Gim são homens públicos de sensibilidade. Excelentes articuladores políticos. Defensores dos mais pobres e humildes. Não permitirão que os funcionários públicos sejam punidos injustamente em reformas desnecessárias, demagógicas e inoportunas. Enquanto servidores trabalham, com afinco e esmero,  políticos diferentes de Gim e Agaciel fazem viagens inúteis para o exterior, são adeptos dos discursos vazios, das promessas ocas e adoram pisar na dignidade dos servidores. São do timeco dos maus políticos.

Globo e seus fracassos


Perdendo feio um combate cerrado ao governo, que bate recordes de apoio popular; com o menor índice de audiência do Jornal Nacional em toda sua história; pasma com o desastre absoluto da novela Salve Jorge, sua pior telenovela do horário das 20hs em todos os tempos; três derrotas seguidas em eleições presidenciais para o PT... Ufa!!! De quebra a Rede Globo ainda fez  uma "campanha eleitoral" ridícula e bisonha para o tucano, conservador e medíocre Dom Odilo Scherer "ser papa". O que a Globo pensa da vida?!  Parem o mundo que eu quero descer!

Remédios caros assaltam o bolso do povo

Permito-me focalizar 3 assuntos: 1) Repudiar o novo aumento dos medicamentos, como antecipa Cláudio Humberto. O governo deveria tomar enérgicas providências contra os laboratórios gananciosos. Os atuais preços dos remédios já são assustadores. Coitado dos mais carentes. Morrerão, então, dentro das farmácias. Um acinte e uma pouca vergonha; 2) Segundo ainda o CH, 3 profissionais disputam o lugar do roliço, pastoso e arrogante Roberto Gurgel. Seguramente quem vier a ser o escolhido será infinitamente melhor e mais competente do que Gurgel; 3) Aplausos ao governo de Brasília, por lançar a importante campanha contra o HPV, iniciativa que vai beneficiar milhares de jovens do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade. Governar bem também é isso.

Canal do Sertão

O senador Fernando Collor participou, em Alagoas, como convidado da presidente Dilma, da visita inaugural dos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão, obra federal que vai abrandar os problemas enfrentados pela população sertaneja nos períodos de seca. Collor viajou  no avião presidencial, como integrante da comitiva da Chefe da Nação. Collor tem participação importante na história da obra, nascida em 1991, quando ele, então Presidente da República, firmou parceria com o governo de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário