segunda-feira, 10 de abril de 2017

Lista fechada é uma violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato, diz Ana Amélia



A senadora Ana Amélia reforçou nesta semana sua posição contra a possibilidade de implementação do voto em lista fechada, proposta no relatório da Reforma Política em debate no Congresso.
— Lista fechada é um despropósito. Isso não é reforma eleitoral. É uma violência à vontade do eleitor na escolha de seu candidato — disse.
A parlamentar ressaltou que a reforma deveria simplificar e moralizar o sistema eleitoral, tornando o processo mais transparente, democrático e com maior senso de representatividade legítima.
— E legitimidade é o eleitor ter o direito de escolher quem ele quer — acrescentou.
Ana Amélia disse ainda que outra medida importante é trabalhar para que o eleitor tenha vigilância e seja criterioso na escolha dos seus candidatos.
A senadora também criticou a proposta de candidaturas simultâneas. Assim, uma mesma pessoa poderia se candidatar ao mesmo tempo para governador e deputado. Perdendo em um, poderia ser eleger no outro.
Ana Amélia considerou a iniciativa uma “invencionice” sem lógica e salientou que a sociedade quer renovação.
— Propostas como essas só fazem o eleitor ficar mais desacreditado na capacidade das lideranças encarregadas de fazer uma reforma que deveria ser para a sociedade e não para o interesse de políticos ou de partidos — completou.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário