quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Título de professor emérito para Estevão de Rezende engrandece e valoriza a UnB

MAGNÍFICA REITORA, PROFESSORA MÁRCIA ABRAHÃO MOURA SENHOR DIRETOR DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, PROFESSOR PERCI COELHO DE SOUZA SENHORA CHEFE DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, PROFESSORA NEUMA BRILHANTE RODRIGUES

CARAS AMIGAS, CAROS AMIGOS!

A HONRARIA QUE ME RESERVARAM É DE MONTA. A EMOÇÃO É PROFUNDA. AGRADECIMENTOS SÃO DE PRAXE. UMA PRAXE, CONTUDO, QUE ME É NESSE MOMENTO PARTICULARMENTE AGRADÁVEL, POIS MINHA GRATIDÃO FLUI EX ABUNDANTIA CORDIS!

ELA SE DIRIGE A MINHA FAMÍLIA, CUJAS QUATRO GERAÇÕES ESTÃO AQUI PRESENTES OU REPRESENTADAS, E CUJO ENVOLVENTE AFETO SERVE-ME DE APOIO E ALEGRIA HÁ DÉCADAS: MINHA MÃE, MINHA ESPOSA, MEU FILHO, MINHA NORA, MEUS NETOS, MEUS IRMÃOS, CUNHADA E CUNHADO, SOBRINHOS E SOBRINHOS-NETOS.

ELA SE DIRIGE TAMBÉM A TANTOS COLEGAS COM QUEM COMPARTILHEI OS MAIS DE QUARENTA ANOS DE ATIVIDADE DE PESQUISA E DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. GOSTARIA DE MENCIONAR NOMINALMENTE DOIS AMIGOS FRATERNOS E COMPANHEIROS DE JORNADA, DE QUEM MUITO APRENDI E AOS QUAIS TANTO DEVO: NELSON GONÇALVES GOMES E AMADO LUIZ CERVO.

AOS INÚMEROS ALUNOS, QUE PERMEARAM MEU ITINERÁRIO PROFISSIONAL NA UnB DE SATISFAÇÕES E DE REALIZAÇÕES, EXPRIMO MEU “MUITO OBRIGADO” AO DIRIGIR-ME, REPRESENTATIVAMENTE, A ARTHUR ASSIS E A WALKIRIA OLIVEIRA SILVA.

FAÇO QUESTÃO DE REFERIR COM UMA PALAVRA ESPECIAL OS FUNCIONÁRIOS DESTA CASA, CUJA AMÁVEL ASSISTÊNCIA FOI PRECIOSA AO LONGO DESSES ANOS, E DA QUAL É EXEMPLO MINHA BOA AMIGA LEILA CÉLIA COSTA SANTOS, SECRETÁRIA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA.

AO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA APRESENTO MINHA PALAVRA DE AGRADECIMENTO POR HAVER SUBSCRITO A PROPOSTA DE CONCESSÃO DO TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO.

À UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, QUE OFERECEU-ME EM TODA A CARREIRA, COM SEUS MOMENTOS DE JÚBILIO E DE ANSIEDADE, A MOLDURA INSTITUCIONAL NA QUAL PUDE CONCEBER, PRATICAR E APROFUNDAR O MISTER DE APRENDER E ENSINAR JUNTO A MUITAS GERAÇÕES DE ALUNOS, E EM ESPECIAL AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO, A EXPRESSÃO DE MEU RECONHECIMENTO.

NESSE LONGO PERCURSO TIVE A HONRA DE CONVIVER COM PESSOAS DE GRANDE QUALIDADE HUMANA E PROFISSIONAL. SÃO INUMERAS. PERMITAM-ME LEMBRAR DE DOIS COLEGAS, EM ESPECIAL, CUJA PRESENÇA EM MINHA VIDA PESSOAL E EM

MINHA ATIVIDADE PROFISSIONAL FOI DE GRANDE VALIA: ROBERTO CARDOSO DE OLIVEIRA (1928-2006) E GERALDO SEVERO DE SOUZA ÁVILA (1933-2010).

A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FOI-ME, É-ME O AMBIENTE DE REFLEXÃO E DE CRIAÇÃO INTELECTUAL QUE MERECE RECONHECIMENTO, RESPEITO E CULTIVO. NELE PUDE NAVEGAR, POR ASSIM DIZER, ENTRE OS CAMPOS DA FILOSOFIA, DA HISTÓRIA E DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. A PARTIR DELE PUDE TAMBÉM SINGRAR OUTROS MARES, AO TER A OPORTUNIDADE DE ATUAR NO SENADO FEDERAL, NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE E NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. ESSAS EXPERIÊNCIAS INSTITUIONAIS COMBINADAS, ESTEADAS NA FORMAÇÃO QUE COMIGO TROUXE AO CHEGAR A BRASILIA EM 1977, ENRIQUECERAM-SE E ENRIQUECERAM-ME. COMO DISSE UMA VEZ, EM TOM DE CHISTE, AS CRISES DE UMAS SE COMPENSAVAM NAS CRISES DAS OUTRAS E COM ISSO FICAVAM ELAS MAIS FÁCEIS DE SUPERAR.

A INDEPENDÊNCIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE SI E NA FORMAÇÃO DE OUTREM É PROVAVELMENTE O MAIOR BEM QUE A EDUCAÇÃO PODE ENGENDRAR. ONTEM, DIA 10, FOI O SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, PELA ONU. QUE BELA OCASIÃO, QUE EU USE DA PALAVRA NO DIA SEGUINTE. ESSA DECLARAÇÃO É A BÚSSOLA CONTEMPORÂNEA DO HUMANISMO UNIVERSAL QUE TODOS DEVEMOS CONHECER, DEFENDER E DESENVOLVER. DE KANT A RENÉ CASSIN, O SER HUMANO DEVE SER SEMPRE CONSIDERADO COMO UM FIM EM SI MESMO. A REGRA QUE SIGAMOS EM NOSSO AGIR DEVE TER TODO E QUALQUER SER HUMANO COMO HORIZONTE DE REFERÊNCIA.

ONTEM COMO HOJE, E CERTAMENTE AMANHÃ, EM ESPECIAL EM NOSSO PAÍS, TER CONSCIÊNCIA DESSES IMPERATIVOS É UM REQUISITO MORAL INAFASTÁVEL.

AO ENFATIZAR MINHA ALEGRIA PESSOAL EM HAVER RECEBIDO ESSA HOMENAGEM DAS MÃOS DA MINHA QUERIDA AMIGA MÁRCIA, REITORA DE NOSSA CASA COMUM, DEIXO UMA NOTA DE OTIMISMO CITANDO AS UTOPIAS DE MÁRIO QUINTANA (1906-1994): Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas!

POIS COMO TAMBÉM DIZ O POETA Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!

A TODAS E TODOS, MEU MUITO OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário