sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Importância do sistema S

Um Sistema em sintonia com o Brasil. Esta é a síntese da avaliação dos usuários dos serviços da CNC, do SESC e do SENAC. Afinal, desde que foram criados, há mais de seis décadas, participam ativamente do desenvolvimento econômico, educacional e cultural do País, cumprindo com excelência as importantes atribuições que lhes foram conferidas.

A CNC representa os interesses de setores fundamentais para a economia brasileira. Cabe também à entidade administrar um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, formado pelo SESC e pelo SENAC. Com mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, o SESC e o SENAC têm a missão de oferecer a comerciantes, comerciários, suas famílias e à população em geral acesso a educação profissional, saúde, cultura, esporte e lazer.

Em um país de dimensão continental como o nosso, é uma tarefa desafiadora. Por isso, também costumamos dizer que o Sistema CNC-SESC-SENAC é do tamanho do Brasil. Para atender aos nossos compromissos históricos, faz-se necessário desenvolver e manter uma infraestrutura que mobilize esforços, talentos e recursos em grandes escalas.

Mas tão importante quanto isso é garantir que os recursos arrecadados sejam bem utilizados, trazendo o retorno esperado para o setor terciário e para o País. Como veremos a seguir, a transparência é um requisito necessário à própria existência do nosso Sistema. Sem transparência, zelo e controle dos recursos utilizados, o Sistema CNC- SESC-SENAC simplesmente não seria o imenso motivo de orgulho para o País em que se transformou.

O que são e o que fazem o SESC e o SENAC?

O Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que integram  o chamado Sistema S, formam juntos um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo. Foram criados na década de 1940 e, desde então, têm contribuído decisivamente para proporcionar mais qualidade de vida aos brasileiros e melhores chances de inserção no mercado de trabalho. São mais de mil unidades fixas e móveis espalhadas por todo o território nacional, levando aos mais distantes locais educação profissional, saúde, esporte, lazer e cultura, proporcionando mais qualidade de vida não apenas para comerciários e suas famílias, mas para toda a população.

Como essa estrutura é mantida?

O SESC e o SENAC são entidades de  direito  privado.  Sua organização e administração estão a cargo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), órgão máximo de representação sindical patronal de setores fundamentais para a economia brasileira. São 4,5 milhões de empresas que respondem por um quarto do PIB nacional e empregam 25 milhões de trabalhadores. Os recursos utilizados para a manutenção do SESC e do SENAC vêm do recolhimento compulsório sobre a folha de pagamento das empresas, conforme definido pelo Decreto-Lei 9853/1946, SESC e Decreto-Lei 8621/1946, SENAC: 1,5% para o SESC e 1% para o SENAC.

Recolhidos via Receita Federal, os recursos constituem “dinheiro carimbado”, necessários ao custeio de  ações de interesse público. Importante ressaltar que a garantia constitucional das contribuições para as entidades nasceu de uma emenda popular com 1,7 milhão de assinaturas– a segunda emenda popular mais votada do Brasil – por meio da qual a sociedade recomendou aos constituintes a inserção de mandamento que resultou no artigo 240 do novo texto constitucional, promulgado em 1988.

Como se dá a distribuição desses recursos?

De acordo com o estabelecido pelos artigos 30 a 32 do Decreto nº 61.843, de 5 de dezembro de 1967 (SENAC) e pelos artigos 30 a 33 do Decreto nº 61.836, de 5 de dezembro de 1967 (SESC) a apuração da arrecadação é centralizada pela Receita Federal do Brasil, transferida aos Departamentos Nacionais, que repassam 80% do valor apurado aos respectivos estados, de acordo com a arrecadação local, informada pelo referido órgão governamental, destinando-se a manutenção de sua programação e estrutura operacional. Os 20% restantes são aplicados pelos Departamentos Nacionais, conforme normas e diretrizes internas, na operação de apoio técnico-operacional aos DDRR (Departamentos Regionais Sesc e Senac), inclusive no desenvolvimento de projetos especiais e experimentais. Do percentual que cabe aos Departamentos Nacionais, 10% são distribuídos, compulsoriamente, aos estados com arrecadação menor que 3% da arrecadação total, auxiliando-os na realização de suas funções primordiais, como a preparação de mão de obra qualificada para as atividades comerciais, no caso do SENAC e nas ações visando ao bem-estar, com ações nas áreas de saúde, educação, lazer e esporte, do comerciário, no caso do SESC.

Também do percentual que cabe ao Departamento Nacional, 15% são destinados ao apoio financeiro dos Departamentos Regionais deficitários, com o objetivo de investimento na reforma e ampliação de suas respectivas infraestruturas. Ressalte-se que para cumprimento de determinação regulamentar os Departamentos Nacionais do SESC e do SENAC transferem à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC 3% de suas receitas compulsórias líquidas para cobrir custos de administração superior, no cumprimento das determinações contidas nos decretos presidenciais de nº 61.836 e 61.843, ambos de 1967. Igual percentual sobre as receitas compulsórias líquidas é repassado pelas Administrações Regionais do SESC e do SENAC às Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio em virtude do que estabelecem os decretos presidenciais de nº 6.632 e 6.633, ambos de 2008.

Como é feito o controle desses recursos?

Embora o SESC e o SENAC sejam entidades de direito priva- do, ambos estão sujeitos à fiscalização pelo Poder Público por meio do Tribunal de Contas da União (TCU), com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), pelas ações que desempenham. A legislação vigente determina não apenas que SESC e SENAC sejam fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União, mas que suas propostas orçamentárias sejam anualmente submetidas à avaliação e aprovação ministeriais e seus orçamentos, publicados no Diário Oficial da União. No caso do SENAC, são realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, enquanto no SESC, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A probidade administrativa e a transparência dos Sistemas SESC e Senac não se limitam às auditorias periódicas do TCU e da CGU. Elas são asseguradas de forma regimental a partir da atuação continuada de seus órgãos de gestão e de fiscalização – com seus conselhos fiscais, constituídos de membros, em sua maioria, indicados pelo governo federal e pelas centrais sindicais e auditorias –, tanto em nível nacional quanto regional.

Como é feita a gestão desses recursos?

Dentro da mais absoluta transparência e com rigorosos padrões nos processos adotados. Essa orientação vai desde a definição das diretrizes gerais das entidades, passando pela avaliação/aprovação de orçamentos, balanços e prestações de contas, até o estabelecimento de normas que garantam um melhor controle e gestão dos recursos e de sua finalida- de social. A gestão do Sistema SESC e do Senac obedece, as- sim, a regras e controles bem definidos dos processos licitatórios de compras e contratação de serviços e pessoas, bem como dos poderes para aprovação de contas e despesas.

O que as entidades fazem com esses recursos?

Promovem ações que ajudam o desenvolvimento do setor terciário, do País e da sociedade. Investem na disponibilização de modernas tecnologias que ampliam a capacidade de formar profissionais, como o Ensino a Distância e as unidades móveis que circulam por pequenas e médias cidades do interior e periferias das grandes cidades no Brasil, não apenas formando e qualificando mão de obra, como é o caso do SENACMóvel, mas levando mais saúde, cultura e cidadania aos brasileiros, no caso das unidades móveis dos projetos OdontoSESC e BiblioSESC. Por meio do Programa SENAC de Gratuidade (PSG) a entidade oferece, gratuitamente, educação profissional de qualidade, ajudando milhares de pessoas a se reposicionarem no mercado de trabalho.

No caso do SESC, são oferecidas atividades de qualidade e sem custo nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer em todos os estados do país, por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade do SESC (PCG). Além de apoiarem a cultura, as artes e os esportes, ambas investem em inovação pedagógica e na produção de conhecimento, em parcerias que auxiliam os governos em suas políticas públicas. Promovem a sustentabilidade e a solidariedade, com iniciativas de reconhecido valor ambiental, como a criação da Estância Ecológica SESC Pantanal; ou de grande alcance social, como o Programa Mesa Brasil SESC e as ações do SESC LER em Educação de Jovens e Adultos (EJA), que colocam a presença nacional e a capacidade de mobilização do sistema a serviço da parcela mais necessitada da população. Além disso, o Senac também será um dos braços operacionais do Pronatec, a ser aprovado pelo Congresso Nacional. Essas são ações que ajudam a transformar o Brasil em um país melhor.

De que forma é feita a divulgação do uso desses recursos?

Como foi demonstrado, a utilização de mecanismos de controle interno e externo, a preocupação com a excelência na gestão e o compromisso histórico com os empresários e o País levaram ao desenvolvimento de uma cultura de transparência, que está na base da atuação do Sistema CNC-SESC-SENAC. Além dos processos administrativos de prestação de contas já descritos, anualmente são emitidos relatórios de gestão e atividades, distribuídos a todos os setores interessados e disponibilizados nos sites do SESC e do SENAC. Os dados e as contas são, portanto, de domínio público e estão abertos à consulta não apenas das autoridades
públicas, mas de toda a sociedade.

Sesc

Presente em todos os estados do país com ações nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer. Mais de 15 milhões de pessoas atendidas.

432 Unidades fixas contando com 1627 Espaços esportivos – ginásios, campos de futebol, quadras, piscinas

1302 Espaços recreativos - salão de jogos, brinquedotecas, salas multiuso, áreas de convivência

362 Restaurantes e lanchonetes

300 Unidades escolares

930 Gabinetes odontológicos

273 Bibliotecas

75 Teatros

188 Salas de cinema

125 Salas de exposição

43 Centros de turismo, hotéis e pousadas com

17.859 leitos

118 Unidades móveis sendo 55 de biblioteca, 52 de odontologia, 1 de refeição, 4 de atendimento médico e 6 de cultura e lazer

Senac

Com centenas de ambientes educacionais de ponta e especializados, como as empresas pedagógicas e as unidades móveis, está presente no Distrito Federal e em todos os estados, em quase 3 mil municípios.

573 Unidades operativas

84 Empresas pedagógicas

6 Hotéis-escola

16 Restaurantes-escola

13 Lanchonetes-escola

4 Confeitarias-escola

1 Salão de estética-escola

2 Salões de podologia-escola

30 Salões de beleza-escola

11 Institutos de beleza-escola

1 Posto-escola

23 Centros de Educação Profissional Especializados

20 Unidades de Educação Superior

74 Programas Senac Móvel

73 Carretas-escola

1 Balsa-escola

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