terça-feira, 18 de outubro de 2016

CONFIDÊNCIAS

Nas décadas de 1960 e 1970, LEONEL BRIZOLA era praticamente odiado pelos militares, principalmente por ter apoiado a Revolta dos Sargentos em BRASÍLIA e tê-los insuflado a derrubar comandantes e prender oficiais considerados “gorilas”, abalando, assim, princípios basilares da Instituição fundamentados na ordem e no respeito à hierarquia.
BRIZOLA, quando Governador do RIO GRANDE DO SUL, foi decisivo para a posse de JANGO após a renúncia de JÂNIO QUADROS.Liderou a Campanha da Legalidade e com muita coragem neutralizou os movimentos contrários a seu cunhado. A ele também foi leal durante a deposição em 1964, acompanhando-o  até ao exílio no URUGUAI.
Posteriormente, algo de muito sério deve ter ocorrido no relacionamento dos parentes que a História ainda não revelou de modo preciso.
HÉLIO FERNANDES, um dos ícones do Jornalismo nacional pela cultura, lucidez,bravura e independência, declarou que por ocasião da Frente Ampla  lançada em 1966 e liderada por JUSCELINO, LACERDA e JANGO, este não a assinaria se BRIZOLA também o fizesse como afirmou a LACERDA. Coisas surpreendentes da vida e da política. LACERDA e JANGO juntos, BRIZOLA e JANGO separados!
Na adversidade os extremos se aproximam e os amigos desaparecem!
Em 1979, o Presidente FIGUEIREDO decreta a Anistia incluindo todos os brasileiros, inclusive os que a própria Oposição não desejava naquele momento porque capitalizariam votos nas eleições que se aproximavam, preterindo políticos que aqui combatiam os governos militares. E foi o que ocorreu!
BRIZOLA retorna ao BRASIL, funda o PDT e se elege Governador do RIO DE JANEIRO. Inesperadamente,  faz questão de visitar seu inimigo, o ex -Presidente no ostracismo, para manifestar agradecimento e oferecer seus préstimos.
No Governo COLLOR, ficou grato aos ministros militares que não fizeram qualquer objeção ao traçado da Linha Vermelha passando por cima e nas proximidades de aquartelamentos  pertencentes às Forças Armadas.
Os CIEP’s de BRIZOLA motivaram COLLOR a fazer os CIAC’s e isto os aproximou bastante, tendo DARCY RIBEIRO  como traço de união.Hoje, sentimos a falta de apoio a tão importantes sistemas sociais de educação.
Durante o processo de impedimento, aconselhou à uma autoridade do Palácio do Planalto a tomar medidas preventivas que garantissem a vida do Presidente. Já tinha participado do calvário de GETÚLIO VARGAS e sabia  da volubilidade da opinião pública diante de situações traumáticas. Chegou a alertá-lo de que poderia  ser levantada a hipótese da omissão, incriminando inocentes  se algo de grave ocorresse.Este foi um dos argumentos para a negociação com o Presidente ITAMAR do efetivo da equipe de apoio a COLLOR após o julgamento na Câmara dos Deputados, infinitamente inferior ao da Presidente DILMA em condições semelhantes, até o epílogo da novela no Senado Federal.
Nas eleições de 2002, o líder carismático e seu PDT apoiaram a chapa de CIRO GOMES e tudo levava a crer  que chegariam ao 2º turno com chance de vitória final porque BRIZOLA tiraria, sem dúvida, muitos votos de LULA. Mas tal não aconteceu. CIRO GOMES cometeu erros infantis no final da campanha e chegou em 4º lugar, com 12% dos votos, e SERRA em 2º com mais de 23%. A História do BRASIL poderia ser outra se o resultado daquelas eleições fosse diverso já que não estaríamos vivenciando o atual panorama desolador sob todos os aspectos.
BRIZOLA também começa a ser esquecido e conta com poucos amigos leais. Na residência de um deles, ex- Secretário de Governo na sua gestão no RIO DE JANEIRO, gostava de se reunir para contar histórias e estórias de sua vida. Apreciava ouvir opiniões diferentes principalmente de militares da reserva que admirava e que eventualmente eram convidados, apesar das profundas diferenças políticas e ideológicas que os separavam.
 Pouco depois, em 2004, BRIZOLA faleceu em momento inesperado já que estava saindo do hospital.
Os ressentimentos são muitos grandes e compreensíveis, ainda continuam e só o tempo poderá atenuá-los.Mas existem “causos” que permanecem atuais e merecem ser recordados porque são grandes lições de vida, independentemente dos personagens, radicalismo,  posicionamentos conflitantes e dos antagonismos de toda ordem.


DIÓGENES DANTAS FILHO- Coronel Forças Especiais/ Consultor de Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário