domingo, 19 de junho de 2016

Rui Machado é agraciado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus - Pedrinho Aguiar

Vivendo uma de suas melhores fases, o artista Rui Machado colhe os frutos que plantou recebendo grandes homenagens por conta de sua arte. Merecido.

Prestes a completar 60 anos, o artista plástico amazonense Rui Machado vive uma das melhores fases de sua vida, recebendo importantes homenagens por conta de sua arte iniciada em 1982, com a exposição “Travessia”, sua primeira mostra individual no hall do Teatro Amazonas, com incentivo do amigo Carlos Aguiar e apresentação do mestre Moacir Andrade. Daí não mais parou de produzir, fazendo muitas exposições individuais e coletivas. Rui é o filho mais novo de três irmãos, de Ignácio Oliveira e Aurora Machado de Oliveira, ele português e ela amazonense de Barcelos no médio Rio Negro, Rui nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956, foi funcionário do Banco do Brasil, onde trabalhou durante 34 anos na Carteira de Comércio Exterior, aposentando-se em 2010.
Em 1984 lançou seu primeiro livro de poesias “Anjos e Mistério”, no mesmo ano também criou a escultura “Baiacu de Ouro”, troféu que o jornalista Carlos Aguiar premiava os destaques amazônicos. Em 1988 criou os troféus “Índios de Ouro e de Prata” para a mostra de cinema do I Encontro Cultural das Amazônias, evento patrocinado pela Fundação Cultural do Amazonas. Em 1982 e 1984 foi premiado em dois salões nacionais patrocinados pelo Banco do Brasil. Em 1989 recebeu Menção Honrosa no “Salão Suframa de Artes Plásticas”. Em 1997 recebeu “Diploma de Honra ao Mérito pela Contribuição a Cultura Amazonense”, outorgado pela ASSEAM-Associação dos Escritores do Amazonas. Em 2011 recebeu a “Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes”, pela Academia Amazonense de Letras.
Em 1995, conheceu o compositor parintinense J. Carlos Portilho, que depois de ler seus poemas o levou para o boi-bumbá Caprichoso, onde compôs durante três anos. Depois, surgiram outros parceiros e hoje tem composições gravadas em mais de 30 CD’s. Já ilustrou mais de 40 capas de livros, CD’s, guias, lista telefônica, programa de um concerto de Arthur Moreira Lima e um rótulo de guaraná nos Estados Unidos. Teve trabalhos publicados em todos os jornais e revistas de Manaus, em revistas nacionais como Vogue, Terra, Isto É, BB. Com, jornal O Globo e algumas publicações internacionais. Na última sexta-feira (17), foi agraciado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, pela Câmara Municipal de Manaus, por propositura do vereador Mario Frota. Rui é merecedor de todas as honrarias recebidas. Carece mais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário