segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mandela é último herói do século 20, diz Fernando Collor

Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Fernando Collor (PTB-AL) disse que o mundo ficou menor com a morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a quem chamou de o último herói do século 20.
Collor contou que foi o primeiro presidente brasileiro a receber Mandela, após o líder sul-africano deixar a prisão, onde ficou por 27 anos. À época, lembrou o senador, Mandela estava numa peregrinação pelo mundo para que a Organização da Nações Unidas (ONU) mantivessem as sanções à África do Sul até que tivesse fim o regime que segregava brancos e negros e todos tivessem direito de escolher seus representantes e governantes.
– Premonitoriamente, declarei em público a minha honra de apertar a mão do homem que seria o símbolo do nascimento de uma nova África do Sul, fortalecida e racialmente integrada.  Em sua homenagem devemos sempre lembrar o maior ensinamento que nos deixa, quando ele dizia: "a queda da opressão foi sancionada pela humanidade e esta queda é a maior aspiração de cada homem livre" – recordou.
Fernando Collor participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff e dos ex-presidentes brasileiros José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia oficial de homenagem a Mandela, realizada na segunda-feira (10), em Johanesburgo, no antigo Soccer City, um dos estádios da Copa do Mundo de Futebol da África (2010), onde o líder sul-africano fez sua última aparição pública. Milhares de sul-africanos, além de familiares e amigos participaram do evento que contou com a presença de quase 100 chefes de estado, entre eles Barack Obama, dos Estados Unidos e Raúl Castro, de Cuba.
Nelson Mandela morreu no dia 5 de dezembro, aos 95 anos de idade, devido a complicações decorrentes de uma infecção pulmonar.
Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário