segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

35 municípios são beneficiados com ambulanchas e ambulâncias


O Governo do Amazonas entregou na quinta, às 10h, no Porto do São Raimundo (Zona Oeste de Manaus), 33 ambulanchas e 13 ambulâncias que vão ajudar no atendimento básico de saúde da população de 35 municípios do interior do Estado. Os equipamentos foram entregues aos prefeitos pelo governador Omar Aziz e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) que destinou das suas emendas individuais ao Orçamento da União R$ 4 milhões para a compra dos veículos. Na solenidade, o secretário de saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, fez questão de destacar que essa foi uma conquista de extrema importância para o Amazonas, haja visto que antes o Ministério da Saúde não possuía a especificação para ambulanchas e que foi devido a interferência da senadora Vanessa junto ao ministro Padilha que os critérios puderam ser alterados, de acordo com a realidade do Amazonas, onde as estradas são os rios que cercam a região. “É a primeira vez que o ministério atende essa modalidade. 


A senadora Vanessa teve uma participação extremamente importante tanto no processo de aprovação da modalidade ambulancha junto ao Ministério da Saúde, quanto na liberação dos R$ 4 milhões em recursos que senadora destinou, via emenda parlamentar, para ajudar na compra dos equipamentos”, observou Alecrim. A senadora Vanessa fez questão de ressaltar que este ato serve para ilustrar a unidade do momento atual em que os prefeitos, o governador e a bancada federal trabalham juntos em benefício da população. “Essas emendas foram apresentadas em 2010 e foi preciso muita articulação para que os recursos fossem liberados. Criar esse padrão das ambulanchas não foi fácil, mas foi só o começo. Em janeiro, outros municípios serão contemplados e quando eu entrei na polêmica ao apoiar o programa Mais Médicos, do governo Federal foi pensando justamente nessas pessoas que estão muito longes dos centros urbanos e que também precisam de atendimento médico”, comentou a senadora do Amazonas. 


Na ocasião o governador Omar Aziz falou sobre a atenção especial que seu governo tem prestado à saúde da mulher. Ele citou que o Estado foi precursor ao vacinar as suas adolescentes contra o HPV e que existem atualmente mamógrafos em todos os 62 municípios do interior. Os equipamentos foram entregues aos prefeitos dos municípios de Alvarães, Apuí, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Itamarati, Itapiranga, Lábrea, Manaquiri, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Urucará e Urucurituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário