terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prêmio Denatran



Projeto da Prefeitura entre os primeiros colocados do país

A iniciativa da Prefeitura de Manaus de inserir o tema “Trânsito” no conteúdo curricular das escolas municipais resultou na conquista do segundo lugar nacional do Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito. O Manaustrans concorreu com mais de quatro mil trabalhos de todo o Brasil e ganhou o prêmio com o projeto “Transversalizando”, lançado pelo Instituto em junho de 2011, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O anúncio da conquista do Prêmio ocorre na mesma ocasião em que o Manaustrans registra uma redução de 32% nos índices de acidentes fatais no mês de outubro de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011. A redução reflete os resultados das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, a partir da implantação do Plano de Gestão de Trânsito que projeta e executa ações de Engenharia, Educação e Fiscalização. Entre as ações que colaboraram para a queda no número de acidentes, estão: a presença de agentes de trânsito nas ruas da cidade; revitalização da sinalização, com novas faixas de pedestres e placas; implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica e de programas de Educação, como o "Tô na Faixa" e o "Transversalizando". Os resultados positivos do “Transversalizando” motivaram o Denatran a conceder o Prêmio ao Manaustrans, na categoria Educação no Trânsito. A premiação é para órgãos e entidades do Sistema Nacional do Trânsito, organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos) que promoveram programas e/ou projetos de educação no trânsito. Os trabalhos inscritos nesta categoria foram executados, em conformidade à legislação vigente e à Portaria nº 147/09 Denatran.


Projeto Transversalizando o Trânsito - Criado em 2011 pelo Manaustrans, com o objetivo de inserir o tema Educação no Trânsito na grade curricular de escolas municipais. Atualmente o Transversalizando está implantado em 59 escolas municipais e já capacitou cerca de 690 professores no município para que possam incluir o tema Trânsito em suas disciplinas. Mais de 20 mil estudantes dos ensinos infantil e fundamental foram alcançados com as informações. O Manaustrans formou uma comissão de educadores e técnicos ligados à Secretaria Municipal de Educação para implantar e acompanhar o Transversalizando o Trânsito nas escolas. A partir da implantação do projeto, o tema trânsito não é tratado nas escolas somente em datas comemorativas. Atitudes de respeito ao pedestre e às leis do trânsito são temas transversais e inseridos no conteúdo de disciplinas como português, matemática , história, etc. A escola que adota este tema no currículo recebe a implantação de uma faixa de pedestres, vermelha e branca, em frente à instituição de ensino.

Prêmio Denatran - O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito é realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos voltados ao tema trânsito. As comissões julgadoras foram instituídas por portaria do Denatran e integradas por pessoas com comprovado conhecimento técnico sobre o tema. Concorreram alunos de instituições de ensino públicas ou privadas; educadores; órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT); organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos) e pessoas físicas.

FOTOS: MANOEL VAZ / SEMCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário