sexta-feira, 29 de julho de 2011

SUFRAMA recebe visita de empresário italiano

Lisângela Costa

Empresários italianos estão mostrando cada vez mais interesse no mercado naval amazonense. A superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, reuniu-se com Cataldo Aprea, vice-presidente da União Nacional dos Estaleiros, Indústrias Náuticas e Afins da Itália (Ucina) e proprietário da empresa Apreamare SPA, uma das mais tradicionais fabricantes de barcos daquele país, conhecida internacionalmente.

Durante o encontro, o empresário destacou a sua intenção em ampliar os negócios e realizar investimentos no Brasil, em especial na capital amazonense, “situada no coração da floresta amazônica”. Aprea adiantou que pretende firmar parcerias com empresários brasileiros para a produção de barcos de lazer, com modelos diferenciados e modernos, e atuar na área de transferência de tecnologia e formação de mão de obra, tanto trazendo profissionais especializados da Itália quanto incentivando a capacitação de profissionais locais naquele país. A superintendente da autarquia Flávia Grosso, ressaltou o interesse do empresário em investir no Amazonas e destacou o cenário positivo pelo qual passa o polo naval, um dos segmentos de maior potencial em termos de crescimento no Estado.

Desde o ano passado, estão ocorrendo discussões em torno de um projeto de desenvolvimento para o polo naval, com a participação da SUFRAMA, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e Sindicato da Indústria Naval do Amazonas, entre outras entidades. Foram definidas algumas ações no sentido de alavancar o segmento, dentre as quais a instalação do distrito naval unificado e a formação de recursos humanos qualificados para o setor. Além disso, vários grupos empresariais nacionais e estrangeiros, percebendo o momento em ascensão e as potencialidades do polo naval, estão buscando contato com empresas regionais para prospectar investimentos nesse segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário