quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arte

“Cine da Gente” visita Novo Israel nesta quinta-feira

Promovido pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal da Juventude (Semje), o projeto ‘Cine da Gente’ visitará, amanhã (07/07), o bairro Novo Israel, Zona Norte da cidade, para levar entretenimento e cultura por meio da exibição de filmes gratuitos na rua Santo André nº 20, próximo à Praça da Bíblia.
As exibições iniciam a partir das 18h30 com o filme “Wall-e”, animação da Disney que conta a história de um robô que durante 700 anos teve a missão de limpar a Terra de uma grande quantidade de lixo produzido pela humanidade. Em seguida, será exibido ‘Invictus’, filme que relata momentos emocionantes do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, interpretado pelo ator Morgan Freeman.
O secretário da Semje, André Souza, disse que a escolha dos filmes bem como do local para a exibição das sessões foi estratégica. Ele ressaltou que o lugar onde serão montadas as telas é conhecido por reunir uma grande quantidade de jovens no Novo Israel. Por outro lado, os dois filmes que serão exibidos tratam de temas importantes para serem discutidos entre os jovens como a preservação do meio ambiente e a superação do preconceito no filme de Mandela.
“Quando criamos o projeto “Cine da Gente”, tivemos o cuidado de definir dois objetivos estratégicos que é levar entretenimento à juventude com a garantia da conscientização política dos jovens para temas importantes da sociedade. E os jovens têm nos procurado para dizer que aprenderam bastante com os filmes”, explicou o secretário da Semje.
Ele lembrou que o “Cine da Gente” tem garantido aos jovens de áreas distantes do Centro da cidade a oportunidade de assistir filmes de boa qualidade técnica e em grandes telas simulando o efeito dos cinemas. “Muitos desses jovens reclamavam que não podiam ir aos cinemas seja pela falta de recursos financeiros seja pela distância do Centro da cidade. Agora, com o projeto da prefeitura, eles podem ter acesso a essa cultura perto de casa”, completou André Souza.

Público

No ‘Cine da Gente’, a escolha dos temas dos filmes será realizada por historiadores, pedagogos, psicólogos todos especialistas em educação infanto-juvenil do quadro da Prefeitura de Manaus. O procedimento visa preservar jovens com faixa etária menor de 18 anos. Os filmes serão de autoria de produtores estrangeiros, brasileiros e principalmente de produtores do Amazonas, que retratam temas regionais.

Gênero

Sobre o gênero dos filmes, a Secretaria da Juventude vai priorizar os documentários, drama, guerra, ficção científica e aventura. Apesar dos temas prioritários, também serão exibidos os filmes do gênero policial, comédia e de romances. “Priorizaremos temas para gerar reflexão, mas também não esqueceremos o entretenimento”, disse o secretário da Semje.

Organização

A organização do projeto ‘Cine da Gente’ ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Juventude, que definirá um calendário prévio dos bairros contemplados com o projeto. A ideia é que um bairro seja contemplado por semana. Pelo menos uma semana antes da exibição dos filmes, a secretaria fará o trabalho de divulgação da atividade nas escolas e pontos públicos para chamar a atenção da comunidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Juventude (Semje)
Rudson Peixoto - 8163-5467 / 8842-5766
Assistente de Comunicação:
Carlos Barros - 8405-9445 / 8125-2120
Siga o Twitter: @juventudemanaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário