quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ana Amélia: “Itamar tinha ousadia, coragem, simplicidade e honestidade”

A senadora Ana Amélia, em discurso nesta segunda-feira (4), lamentou em nome do Partido Progressista a morte do senador Itamar Franco (PPS-MG). Ela destacou a ousadia, a coragem, a eterna simplicidade, a honestidade e o comprometimento com o interesse nacional do ex-presidente. A parlamentar destacou o papel de Itamar Franco ao assumir a presidência, em 1992, quando chefiou um país com instituições democráticas desacreditadas e economia em turbulência. Itamar demonstrou isenção e independência quando, sem partido, formou um governo de coalizão e obteve sucesso.
- Ele garantiu o fortalecimento das instituições democráticas, aliou conhecimento técnico à habilidade política, venceu a inflação e abriu caminho para um novo Brasil - citou a senadora.
A parlamentar destacou que Itamar Franco foi o presidente que lançou o Plano Real e deixou um legado de retidão moral, espírito público e compromisso com o país.

Representantes de 74 municípios e entidades foram atendidos em junho pela senadora Ana Amélia

Lideranças de 74 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários foram atendidos em junho no gabinete da senadora Ana Amélia (PP/RS). No total, somando representantes de cerca de 100 entidades que conversaram com a senadora, foram 326 pessoas recebidas pela parlamentar para atendimento e acompanhamento nas diversas demandas encaminhadas. Além do Rio Grande do Sul, representantes de outros dez municípios brasileiros foram recepcionados no gabinete.
Em relação ao retorno de sugestões, comentários e solicitações enviadas ao gabinete, somando mensagens por e-mail, correspondências e telegramas, foram 814 respostas enviadas.
Já a destinação de livros e DVDs a escolas, universidades e demais instituições, chegou a quase 1,4 mil exemplares distribuídos. Os vídeos trazem documentários produzidos pela TV Senado sobre a vida de figuras como, por exemplo, Erico Veríssimo, Oscar Niemeyer, Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, que fizeram parte da política e que também compõem o cenário da cultura e da história do país.
Entre os projetos de lei apresentados pela senadora, destaque para o PLS 373/2011, que prevê a possibilidade de os senadores legislarem sobre os precatórios com fundamento no artigo 100 da Constituição Federal, em seu parágrafo 16, que estabelece que a União assuma débitos de precatórios dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, refinanciando-os diretamente.

 Pronunciamentos e audiências

A reversão do embargo russo à carne brasileira foi um dos principais temas tratados pela senadora Ana Amélia em junho. Além de pelo menos três pronunciamentos sobre o assunto, destacando a importância do setor e as dificuldades impostas aos produtores devido à decisão russa, a parlamentar participou de audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, esteve reunida com representantes dos avicultores e suinocultores e manteve contato com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.
O trabalho em busca de ações do governo para minimizar a crise enfrentada pelos produtores de arroz, novamente, teve espaço de destaque na agenda da senadora gaúcha. Ela participou de duas audiências na Casa Civil, a última delas com a ministra Gleisi Hoffmann.
Além disso, presidiu audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária sobre os problemas do setor orizícola e as dificuldades impostas aos produtores devido à concorrência desleal entre os países do Mercosul. No encontro, representantes dos produtores reclamaram que as atuais regras de livre comércio do bloco prejudicam a economia e a competitividade da indústria brasileira, para a qual sai mais barato adquirir o arroz cultivado na Argentina, em razão dos custos de produção.
Além de receber lideranças municipais no gabinete, a senadora acompanhou prefeitos, secretários e vereadores em audiências nos ministérios. Esteve, por duas vezes, com o prefeito de Soledade, Gelson Renato Cainelli, no MEC, em busca da extensão de uma unidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no município. Acompanhou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, no Ministério dos Esportes, apoiando o pedido do município para a Construção de uma Vila Olímpica. Também reforçou a comitiva de seis municípios da região do Vale do Caí no Ministério do Turismo na tentativa de liberar recursos para a conclusão da Rodovia Transcitrus.
A progressista renovou seu posicionamento favorável à derrubada do veto presidencial ao artigo do projeto de lei do pré-sal (12.351/10) que determinava a divisão dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros, ao participar do lançamento da frente parlamentar.
Outra iniciativa que contou com amplo empenho da senadora, com ações intensificadas em junho, é para a aprovação do projeto (PLP 591/10) que reforma a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ana Amélia, primeira secretária da Frente Parlamentar Mista, participou de reuniões e de seminário para mobilizar deputados e senadores na busca pela aprovação da matéria.
Ana Amélia também foi confirmada como uma das titulares da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), onde pretende tratar das questões comerciais, das barreiras aos produtos gaúchos (máquinas agrícolas e calçados) e da concorrência na importação de arroz. Além disso, das questões de fronteira com o Uruguai (free shops) para que municípios como Chuí, Jaguarão, Santana do Livramento, Quaraí e Aceguá, também tenham direito à abertura de free shops. Ainda, avaliar as condições de burocracia para os moradores fronteiriços.
Também em junho, a gaúcha confirmou adesão à lista de assinaturas com o pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar Mista) para investigar a evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.
 
Atenção às bases

Além das atividades no Senado, em junho, Ana Amélia participou de vários compromissos no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, participou de reuniões e eventos promovidos pela Defensoria Pública, Ministério Público, Fórum Porto-Alegrense da Reforma Política, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), entre outros. Também visitou municípios do interior e deu continuidade à série de encontros regionais promovidos pelo Partido Progressista.
 
Exterior

O Brasil e o século XXI foi o tema do simpósio que contou com a participação da senadora Ana Amélia na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 19 e 21 de junho. O evento, que teve as despesas pagas pelos organizadores, reuniu seleto grupo de líderes brasileiros provenientes dos principais setores da sociedade e que terão papéis de destaque no Brasil na próxima década, conforme definição dos promotores do simpósio.

Acesse o site da senadora e assine o boletim informativo: www.anaamelialemos.com.br
Acompanhe o twitter utilizado exclusivamente pela senadora: @anaamelialemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário