sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que acontece por aí...


Canseira por vistos

O ex-governador e senador Eduardo Braga(PMDB-AM) solicitou à embaixada norte-americana em Brasília a instalação de um consulado americano em Manaus, capital com grande fluxo de viajantes aos Estados Unidos. Braga tem reunião marcada em agosto com o embaixador Thomas Shannon. Ele propõe que entrevistas para emissão do visto sejam feitas via internet, por teleconferência. A propósito, perto de 1 milhão de brasileiros viajam todo ano para os Estados Unidos. Segundo a embaixada, desde 2006 a demanda por vistos cresceu 23%. Só em SP, o Consulado emitiu, em 2010, quase 320 mil de não imigrantes, aqueles que vão apenas fazer turismo, passear. Número maior do que qualquer outro consulado americano no mundo. É para atender a esse alto contingente de viajantes, que a embaixada em Brasília e os consulados do Rio e São Paulo têm realizados mutirões nos finais de semana. De outubro de 2010 a junho deste ano, Os Estados Unidos emitiram vistos para 550 mil brasileiros.

De Gilberto Amaral:

Havelange Lamenta Brigas

Em nova carta para o amigo e jornalista Vicente Limongi Netto, o presidente de honra da FIFA, que dirigiu a entidade máximo do futebol por 22 anos, lamenta que parte dos brasileiros percam tempo e energia em brigas que não levam a nada, quando deveriam sentir-se orgulhosos por sediar dois importantes eventos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. "Para você ter a certeza do que representou para o Brasil a escolha das duas mais importantes competições mundiais, salienta Havelange, "lhe diria que os Jogos Olímpicos de Inverno, apesar de não ter a potencialidade da Copa e Olimpíadas, mesmo assim recebi cartas de altas autoridades da França, da Primeira=Ministra da Alemanha, Ângela Merkel e do Presidente da Coréia, Lee Myung Bak". Prossegue João Havelange, que também é membro titular e decano do Comitê Olímpico Internacional:" Portanto, caro Limongi enquanto altas autoridades de outros países se esforçam buscando meios positivos para alcançarem o objetivo desejado, o meu país, que teve a honra de receber as duas maiores manifestações esportivas do mundo, continuamos a discutir, de forma prejudicial, ao invés de trabalharmos e orgulhamos-nos pela confiança recebida das duas maiores representantes dos esportes mundiais que, por suas Assembléias, concederam o privilégio de hoje estarmos nos preparando para oferecer ao mundo e, principalmente aos atletas, a oportunidade de disputar competições de alta importância".Havelange finaliza: "Limongi, a união faz a força e a responsabilidade bem direcionada e o desejo de se alcançar o máximo, trarão resultados finais grandiosos e impecáveis para o Brasil".

Posse no Centro das Indústrias do Amazonas

O empresário Wilson Périco tomou posse na presidência do Centro das Indústrias do Amazonas, afirmando que o governo federal precisa respeitar o polo de Manaus, que este ano vai faturar mais de 40 bilhões de dólares. Périco repudiou o "tratamento vergonhoso" que a zona franca recebe de alguns ministérios, cujos ministros, como salientou, "não medem esforços nem consequências para atingir seus objetivos politicos em seus Estados". Périco lembrou que o Polo Industrial de Manaus é responsável por mais de 90% da arrecadação de tributos do Amazonas, que, por sua vez, é o responsável por mais de 60% da receita de tributos federais em toda região Norte.

Maisa Coutinho

De 28 vindouro a 26 de agosto, no Sincera Café, 112 Norte, Exposição "O cotidiano da fotógrafa Maisa Coutinho", fotos ilustradas com histórias de Alessandro Martins, com apoio dos artistas plásticos Marcelo Mourão e Carmen Santiago, que também é modelo e curadora da mostra.

Medalha Bernardo Cabral

O ex-ministro da Justiça e ex-senador Bernardo Cabral participa em Manaus, de 17 a 19 de agosto, do 1º Seminário Internacional de Segurança na Amazônia, promoção da Associação dos Delegados de Policia do Amazonas, entidade da qual Cabral é patrono. Na ocasião será realizada a primeira edição de premiação da Medalha de Mérito Senador José Bernardo Cabral, destinada a instituições e pessoas que se destacaram em Manaus e no Brasil, em 2010, em ações de segurança pública e defesa social.

Grande jogo

A bola agradece aos Deuses do futebol. Mas, aprendi com o fabuloso e cerebral Gerson, ganhando de 3a0, se meu time não souber tocar a bola, então dou bico nela, furo a bola, coloco a bola dentro do calção, deito com ela no chão. Muricy vacilou, ou deixou correr solto, esperando que o Santos massacrasse o Flamengo ainda no primeiro tempo ou, realmente, o excelente time do Santos é ainda muito infantil e sua defesa é ruim. Quem não faz, leva. Elano precisa deixar de ser indolente, para não dizer irresponsável. Profissional não pode cobrar penalti de maneira tão medíocre. Ganso começou sensacional. Com passes encantadores e toques geniais. O Ganso que ainda se espera jogando pela seleção. Ibsen foi discreto, mas será jogador utilissimo ao Santos. Neymar deixou os adversários literalmente tontos. Até que cansou, preferindo então abusar da alta técnica que tem. Ficou irritado, voltou a cair sem necessidade, revidou faltas e o pior, levou cartão amarelo. Por sua vez, Ronaldo Gaúcho comandou a fantástica reação do Mengo. Mostrou que a técnica, bem mesclada, elaborada, e administrada com inteligência e garrra, supera o adversário que dispõe de técnica e talento, mas não tem ainda a necessária experiência para controlar os nervos, botar o time contrário na roda, virar o jogo, segurar a bola e, porque não, saber catimbar e irritar o adversário, até o apito final do arbitro. O flamengo poderia até ter vencido de mais. O competente Muricy ainda terá muito trabalho pela frente com os atuais meninos da Vila. Alguns já se achando gênios. Não são.

Serviço médico necessário

O presidente da Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas do Senado Federal, Lourival Zagonel dos Santos, mandou carta para a Diretora-Geral da Câmara Alta, Dóris Romariz Peixoto, enfatizando a importância e a necessidade do Serviço Médico do senado. Zagonel recorda que o embrião do SIS foi implantado sob a gestão dele, em 1986, quando foi Diretor-Geral da instituição, lembrando a finalidade social da iniciativa, diferente em relações aos planos de saúde particulares. "Somos testemunhas, ao longo destes 26 anos de existência do SIS, que esse valioso instrumento beneficiou milhares de pessoas, salvou vidas, aliviou sofrimentos, deu soluções a casos desesperadores, enfim, vem cumprindo com eficiência as suas finalidades", destacou Zagonel. Observando que a Assisefe congrega 1.400 associados, mas que advoga os interessses e preocupações de um universo que reúne, hoje, perto de 4 mil aposentados, Zagonel conclui manifestando a certeza de que o excelente trabalho desenvolvido pela atual diretora-geral, Dóris Romariz, representa "um formidável esforço para preservar esse patrimônio dos servidores ativos e inativos do senado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário