quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Diálogos entre dois grandes amigos...

Quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FHC, Cristovam Buarque, Marcio Braga

Vicente Limongi

“Hélio, Digo, repito, saliento, afixo e exalto: os arrogantes insistem em te copiar, mas não têm talento, muito menos tua coragem e isenção. Não analisam nada, não enxergam bulhufas, usam clichês de pseudos professores de política, travestidos de cientistas. Mesmo no blog você pauta todos eles. Copiam e chupam tuas notas no maior descaramento. Aliás, nenhum deles tem a dignidade de escrever, por exemplo, “como revelou HF..” Na mesma linha, Cláudio Humberto. Todo dia fura a corja de sábios de araque. Depois de vários dias, “anunciam”(ou será copiam?) o mesmo assunto como se fosse furo deles. Sem a grandeza necessária, simples e saudável de frisar que estavam apenas fazendo suite de Hélio Fernandes ou de Cláudio Humberto. Ah, se Ch escrevesse no O Globo, JB, FSP ou ESP, ou Correio braziliense, todo dia pegaria chamada de primeira página. Lamentável que a imprensa seja assim, mesquinha e cretina. Hélio sabe que não exagero.”

* * *

“Hélio, Gilson Lima pegou na virilha. Acertou em cheio. FHC genérico de C.Buarque. Não confundir com o grande Chico. pelo amor de Deus. FHC também odiou, ficar na mesma vala imunda do pior ministro da Educação, do mais medíocre governador de Brasilia e o mais incompetente senador do Distrito Federal. Pior do que FHc ser entrevistado pela revistinha “Veja” e sair tudo em branco.”

* * *

“Hélio, Novamente juntos, em gênero, número e Lula. Quem tem dúvida que pesquise meus comentários anteriores sobre o tema. Bom não amolar, provocar o homem. Mesmo se estivessemos vendo miragem, eu e Hélio, é bom observar que aumentaram os índices de Lula no quesito transferência de voto.”

* * *

“É isso aí, René Amaral. Não poupe as asnices da vestal grávida gaúcha. Conhecida como “duas mãos em busca de uma idéia”.Desmascarado no plenário do senado por Renan e Collor.” “Hélio, Pedro é demais. Morro de rir. escreveu: “No ESP, Dora Kramer, com o estilo de sempre”. Sempre? Qual? Onde? Como?” “Hélio, Não diga isso. Não esculache. Tem muita gente digna no senado, entre senadores e funcionários. Márcio Braga é zero dos dois lados. Quer aparecer de qualquer jeito. Com a boa fase do mengão, Braga vai acabar dizendo que tudo é por ação e graça dele. O rubro-negro ministro Marco Aurélio de Mello é que seria ótimo nome para presidir o clube. Faria bonito. Elevaria e dignificaria o flamengo. O próprio Marco Aurélio não afasta essa possibilidade.”

* * *

“Hélio, Tens razão, em tese. Acontece que, a meu ver, a pesquisa tornar-se ainda mais importante porque foi revelada pelo O Estado de São Paulo, que continua birrento com Sarney e perdendo o controle sobre o que é realmente liberdade de expressão. Alguns por lá estão preferindo patrulhar o emprego dos outros apenas porque certos senadores não são elogiados por determinados blogs. Senadorizinhos que só gostam de elogios, mas não fazem por merecê-los. O resultado da pesquisa também é interessante porque um senador que se julga gênio, coitado, aquele que foi defenestrado do MEC pelo telefone, passou um tempão defendendo plebiscito para fechar o senado. Claro, monitorado pelo jornal e televisão mãe de todos e de todas. lembro que choveram “cartas”, todas isentas e verdadeiras, elogiando a “postura” do tal senador. A seguir, quando viu que a tolice foi tiro no próprio pé, recuou. E, agora, com a pesquisa mostrando que o senado é importante para a democracia (nem precisava de pesquisa para chegar a essa conclusão, enfim), o senador que diz ter curso que na verdade não tem, não vai discursar, com a sua habitual lenga-lenga pretensioosa e medíocre?”

* * *

“Hélio, Não perco meu tempo dando cartaz para Jobim.os amestrados adoram bajular o ministro. Alguns, um pouco mais inteligentes plantam notas que os desavisados acham que é crítica. Babam ovo. Um dos chefes da corja fala como se tivesse dois ovos na boca.Com todo respeito.”

Comentário de Helio Fernandes


Como seria saudável e satisfatório o debate isento, publicável e respeitando o que os outros já disseram e escreveram. Criei a expressão “royalties” para fulano, quando cito alguém, para mostrar que estou repetindo.
Sobre FHC e Cristovam Buarque, milhares de quilômetros rodados por eles e sem aplausos. FHC em branco na Sujíssima ou em qualquer lugar, que maravilha não ler.
Ler o quê se o “sociólogo” precisa de parceiro até para a “especialidade”, na qual era financiado pela Fundação Ford? Quanto ao ex-governador de Brasília e senador, na última linha você o situa muito bem: pensou (?) que seria reeleito pedindo o fechamento do senado, viu que era haraquiri político-eleitoral, recuou.
É evidente que o Secretário de Esportes, (que ganhou um cartório por ser casado com uma sobrinha de JK, só assumiu 3 anos depois não era bacharel) é uma espécie de “marca fantasia” (como está escrito na garrafa de Coca-Cola), sem a popularidade do refrigerante.
Não vai disputar, desiste antes da eleição, não se elegeria. Lógico não tentei diminuir o Senado e sim mostrar que Marcio Braga, seria desastre total para a coletividade política. E como ele vai explicar ao cidadão-contibuinte-eleitor, que chegou aos 77 anos, sem nunca ter trabalhado na vida? Dono de cartório não é trabalho.

Terça-feira, 15 de setembro de 2009

A decisão de Aécio

Vicente Limongi

Hélio, Toda essa grande confusão sucessória porque, creio, Aécio não foi para o PMDB. Nos idos de outubro ou novembro, de 2007, repito, 2007, escrevi no Estado de São Paulo, Jornal de Brasilia e Tribuna da Imprensa que lula esperava, de braços abertos, que Aécio fosse para o PMDB, onde, salientava, seria imbatível na sucessão do próprio Lula. Sobretudo porque no PSDB, frisava e alertava, Serra nao daria espaço para Aécio nadar com desenvoltura. Finalizava com blague, abre o olho, Ciro, até então amadíssimo, mais do que hoje, no Palácio do Planalto. Parece que escrevi ontem.

***

Hélio, Creio que Alfredo Nascimento se excedeu nas agressões ao Ronaldo Tiradentes e Marcos Santos. Mas Alfredo tem uma vida pública de bons serviços ao Amazonas, nos diversos cargos que ocupou. Acredito que terá grandeza admitindo que errou. De cabeça quente não se resolve nada.

***

Não sabem nada, Hélio, mas são campeões em arrogância. Falam e escrevem mal. A propósito, boas vindas ao fabuloso Gerson Nunes, o canhotinha de ouro, retornando à Tv-Band carioca. Deveria ser em rede nacional. Gerson jogou muito, como poucos e como comentarista sabe mais do que uma penca deles. Nos próximos dias Gerson também volta à rádio Globo. agora junta com a CBN, na área de esportes. Muito bom Gerson observando, criticando, sugerindo, elogiando. Voz respeitadíssima.

***

Hélio, Repito que já escrevi há meses sobre o tema: Caso o terrorista italiano fique no Brasil, seguramente estará fogoso e fagueiro na Marques de Sapucaí, convidado de alguma cerveja, poderá ser visto na tribuna de honra do maracanã, engravidará uma brasileira e será notícia nas colunas sociais, dará autógrafo no calçadão de Copacabana ou do Leblon, frequentará os barzinhos da moda de Ipanema e, quem sabe, dará palestras pelo país, sobre o tema “Como é bom viver no Brasil tropical, onde se recebe vigaristas e bandidos do mundo todo de braços abertos”.

***

Hélio, E assim caminha a humanidade. Gesto grandioso de Sarney. Onde estiver, Roberto Marinho agradece. E os que ficaram? Continuarão impolutos donos da verdade, da moral, da ética, gênios do jornalismo, donos absolutos da verdade, juizes e carrascos dos que não rezarem pela cartilha deles? Tenho ânsia de vômito, diria Drummond.

Comentário de Helio Fernandes

De uma certa maneira Aécio era (não é mais?) peça chave do jogo. Pensou muito, achou que se tem problemas no PSDB, é só com Serra. Já no PMDB, quantos teria que enfrentar? Concluiu bem, pois 2010 tem muitos candidatos, mas com vôos próprios só mesmo Lula.
Não gostei da atitude do Ministro-senador-quase governador, mas quando era cabo do Exército já era desatinado. O que não acontece com Gerson, insuperável dentro e fora de campo. Ótimo fazer comentários na TV-Band e na Rádio Globo.
No caso Battisti nem discuto a permanência ou a saída dele do Brasil, e sim o respeito à Constituição. E mais importante: por que o desprezo ao Brasil? A Itália não pediu a extradição dele à França ou ao México, por que? Ele era melhor antes e pior agora?
É, verdade, Limongi, assim caminha a humanidade. Uns vão de charrete, outros de Fórmula 1 ou até de avião supersônico. Mas é preciso partir, enfrentar a estrada e chegar. Com Drumond chega mais rápido, evita as pedras no caminho.

Quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Pré-sal, Zizinho, Nilton Santos e Viana

Vicente Limongi

“Hélio, Creio que a confusa oposição deveria debater o pré-sal com isenção e espírito público. Mas tem medo das urnas se voltarem contra ela. Pior é impossível. É do jogo, paciência. Tirem os amadores de campo. E se o Poder estivesse com o PSDB, DEM, etc? Filme e choradeira invertidos. O atilado Renan Calheiros alfinetou certeiro, “não tem cabimento crise existencial para discutir o assunto”. Ou seja, Lula e aliados avisam; quem for contra o pré-sal é contra o Brasil, contra o povo e contra a Petrobras.”
“Hélio, Quem sou eu para comentar tua aula de doutorado? Maravilhosa. Detalhes preciosos. Informações valiosas, para sempre. A própósito de futebol, tema que fascina a esmagadora maioria, meu sábio pai Andréa me dizia que Zizinho jogou mais do que Pelé. Concordas? E nosso fabuloso e eterno Nilton Santos, alguém jogou mais e melhor do que ele?”
Quem é Tião Medonho, quer dizer, Viana? Ahã, o que, sim, é aquele que deu celular do Senado para a filha passear no exterior. Ah, bom. É mais um ético pela metade que joga apenas para a platéia. Perdeu a eleição para Sarney e, mau perdedor, virou o rei das plantações, do recalque, do ressentimento, do ódio e da intolerância.”

Comentário de Helio Fernandes

Limongi, a solução racional, favorável e irrefutável é fundar uma empresa 100 por cento brasileira, e lógico, ESTATAL, para o pré-sal. A Petrobras hoje é dominada pelas empresas globalizadas, com as criminosas LICITAÇÕES. O petróleo da Petrobras É DELES.
Não há dúvida: Zizinho foi dos maiores que vi jogar, da mesma forma como o ETERNO Nilton Santos. Nasceram na época errada. Vivessem hoje, dominariam a todos, quem duvida?
Esse Tião Viana, que denunciou o caseiro, permitindo que Palocci quebrasse seu sigilo bancário, como você diz, não é um professor de ÉTICA. Deu o celular para A FILHA GASTAR QUANTO QUISESSE NO EXTERIOR. Agora diz: “Vou pagar”. Perguntinha ingênua, inócua e inútil: ética se recupera?

Nenhum comentário:

Postar um comentário