sexta-feira, 15 de maio de 2009

Renan ressalta retomada de empregos

O Líder do PMDB no Senado Renan Calheiros disse que a retomada de empregos, registrada no primeiro trimestre deste ano, demonstra que o Brasil conseguiu resistir bem, até aqui, aos efeitos da crise internacional. “É o único integrante do G-20 a registrar retomada de empregos”, registrou.
Segundo Renan, o País vive um momento de estabilidade econômica devido às medidas adotadas, à pujança de sua economia e ao empreendedorismo de nosso povo.
De acordo com levantamentos do Ministério do Trabalho, o saldo de empregos no País em 2008 foi o terceiro melhor da história, com quase um milhão e meio de novos postos de trabalho. E, agora, depois do primeiro trimestre deste ano, houve uma retomada dos empregos.
O crescimento do número de vagas com carteira assinada em março representa avanço de 0,11% em relação a fevereiro. Os dados mostram expansão do emprego nas regiões Sudeste, com mais 50 mil novos postos de trabalho, no Sul, com mais 15 mil postos e no Centro-Oeste, com acréscimo de 15 mil novos postos. Mas a alta do emprego não aconteceu em todas as regiões do País de forma homogênea. Norte e Nordeste ainda lutam contra o desemprego. Mas, de uma maneira geral, o saldo da oferta de emprego na agropecuária voltou a ficar positivo em março, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Houve recuperação do emprego também na agroindústria, em março, em função do desempenho das usinas de álcool.
“Muito deste resultado positivo se deve às ações do Ministro Carlos Lupi, do Trabalho, aos outros ministros, claro, mas principalmente à firme determinação do Presidente Lula de reagir à crise”, declarou Renan.
O senador lembrou que o Parlamento brasileiro fez a sua parte, aprovando uma série de medidas que ajudam, até hoje, a reverter o pessimismo e a criar um clima mais favorável ao investimento e ao emprego.
“Foi assim, quando uma comissão do Senado propôs uma política de recuperação do salário-mínimo. Foi assim, também, quando aprovamos a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. E acabamos de aprovar uma série de matérias e medidas provisórias, inclusive do PAC, que vão aliviar a situação de empresas, principalmente as de pequeno porte, e até mesmo o contribuinte” afirmou Renan.


Renan registrou ainda o pagamento da subvenção aos produtores de cana

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou o pagamento da subvenção para os produtores de cana-de-açúcar do Nordeste da colheita referente à safra 2008/2009. A informação foi transmitida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que falou da importância do produto para Alagoas. Cada canavieiro terá direito a no máximo R$ 5,00 por tonelada vendida à indústria, limitada a 10 mil toneladas por agricultor.
- Quem acompanha o drama dos pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar sabe da importância dessa subvenção. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homem do Nordeste e conhecedor dos dramas e necessidades da região, editou essa medida provisória, no ano passado, garantindo o preço mínimo para a tonelada de cana - lembrou Renan Calheiros.
Segundo o senador por Alagoas, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado ao qual representa vem da produção de cana-de-açúcar. Alagoas e Pernambuco, com respectivamente 28,9 milhões e 20,3 milhões de toneladas, foram os maiores produtores no ano passado. Renan é autor de projeto que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que autoriza a criação do Programa de Apoio aos Pequenos e Médios Fornecedores de Cana-de-açúcar (Proaf-Cana-de-Açúcar).

Leia também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário