
30/05/2009 01:13
As opiniões engajadas dos divergentes, no mesmo espaço democrático, o “Bronca Geral”:
Defesa do indefensável
Spartaco Massa
30/05/2009 16:28
Mestre em iludir
CPI da Petrobras: Congresso deve ter maturidade para conduzir o debate
Sou completamente a favor da transparência nas contas da Petrobras, mas acredito que a criação de uma CPI para apurar denúncias de irregularidades numa empresa desse porte, com a responsabilidade nacional e internacional que ela tem como instituição, vai trazer prejuízo aos brasileiros. Neste momento, a Petrobras precisa fazer o enfrentamento da crise econômica internacional, concluir obras históricas e fazer a prospecção da camada pré-sal na costa brasileira. Não utilizo este espaço para relevar indícios de má gestão, pelo contrário, defendo a punição de qualquer diretor da estatal que utilize os recursos da instituição de forma incorreta. Neste contesto econômico global, envolver a Petrobras nesse processo é bastante prejudicial à imagem daquela instituição internacional. O Congresso precisa entender esse contexto e ter maturidade para conduzir tal debate. A Petrobras é a quarta maior empresa do mundo, a terceira em volume, em tamanho e importância, atrás apenas da Esso. É preciso ter mais zelo e prudência antes de iniciar uma CPI que possa ter impacto na economia brasileira. As ações da Petrobras têm sintonia com a alta e a queda da bolsa de valores. Um impacto negativo sobre a empresa e suas ações afeta o Brasil e tem, sim, ressonância mundial.
João Pedro é senador da República pelo PT do Estado do Amazonas
Cláudio Humberto informa que o vice-governador do DF (o cidadão faz mesmo o quê?) vai ao Rio com 5 milhões na mala escolher qual a escola-de-samba terá enredo sobre os 50 anos de Brasília. Ou seja, não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Pelo jeito, o GDF tem dinheiro sobrando pelo ladrão, porque falta de tudo um pouco para a população. Um absurdo. Isto depois do GDF torrar mais de 1 milhão de reais com Xuxa, etc. Em show na Esplanada onde 2 pessoas morreram esfaqueadas e dezenas ficaram feridas.
Belas e verdadeiras palavras do amigo Vladimir Paixão e Silva:"Existe hoje no Brasil uma carência muito grande de mulheres da estirpe de sua mãe. Ela desenvolveu um valoroso trabalho anônimo na preparação de tanta gente importante aqui no Amazonas". Bernardo Cabral e Zuleide seguiram a mesma linha: "Como professora e como mãe seu nome é referência para nós, seus admiradores". O ex-presidente e senador Fernando Collor há 20 anos não deixa de telefonar para ela. Conversam e trocam idéias como mãe e filho. Collor tem profundo carinho por ela, que transmite a ele paz interior, energia de viver e estímulo e bons exemplos para lutar e perserverar. Sempre. Em Manaus foi homenageada pelo clube dela, "Amigos para sempre". Todo ano ela pede: "nada de presente, mas latas de leite para creches e orfanatos que abrigam crianças doentes". A lucidez dela é incrível. Brincou com o senador Fernando Collor: "não troco minha memória com a de ninguém, a não ser com a sua". Gargalhadas de Collor, orgulhoso. Mandaram beijos, telegramas, e-mails ou telefonaram para mamãe, 92 anos: Jack Correa, Roberto Gesta, Raimundo Cabral, Flaviano e Santa Limongi, Lúcia Fonseca e os filhos, Márcio e Marcelo, Edith, Cláudio, Francis e Marilena Batista, Said Dib, Everaldo Ferro, senador Renan Calheiros, Olga e Ivone Pinheiro, Ministro do STJ, Mauro Campbell Marques, Luis Mendonça, Antõnio Carlos Portugal, Sérgio Martins, João Havelange, que foi um fraternal amigo do meu pai, Andréa e, hoje, eu e Havelange somos grandes amigos, Hélio Fernandes, que todo ano faz nota marcante sobre dona Alcy, senador Artur Virgilio, Flávia Grosso, Agnaldo Timóteo, Gilberto Amaral e Mara, generais Agenor Homem de Carvalho e Marco Antonio Sávio, Rubens Lima, Ruy Nogueira, Glória e Laerte Chixaro, Raquel e José Maria Bichara, Consuelo Pimentel, Haroldo Michiles, Ray Jorge, Júlio Ventilari, Alexandre Prata, e tantos outros aos quais agradeço do fundo do coração.
Veja também:
Renan anuncia obra de R$ 4,5 milhões para Arapiraca