domingo, 19 de abril de 2009

Brasília


Amo Brasilia. Quem não gosta de Brasília são seus infelizes governantes. O que conquistei na vida, graças a meus próprios méritos, foi com inteligência e perseverança. Abrindo os caminhos do destino com obstinação. Sem ceder um milímetro na minhas convicções e dignidade. Porisso, critico Brasília quando julgar necessário. Já disse isso várias vezes. Reitero aos palermas. Quem acha que Brasília, cheia de infindáveis problemas, ainda pode ser chamada da capital da esperança, é tolo, bajulador, hipócrita, acomodado e burro. Brasília tornou-se uma cidade comum igual as outras. Em alguns aspectos até pior do que as outras. Crimes, assaltos, roubos, sequestros, assassinatos, são constantes. Em todo canto. O brasiliense não tem mais sossego, paz nem tranquilidade. O desemprego aumenta, o transporte coletivo é tenebroso, os hospitais são horríveis, as escolas são de amargar. As cidades são sujas. Segurança só se for nas mansões dos ricos, que mesmo assim também não escapam da fúria dos marginais. Estes posto de polícia, que mais parecem sauna ou forno micro-ondas, com dois ou tres guardinhas de plantão, sem viaturas nem armas são piadas de mau gosto. Aliás, no lago sul há centenas de policiais fixos, enquanto no lago norte não existem nem 10 deles. É, portanto, um escárnio, uma balela, idiotas encherem a boca para falar do céu bonito de Brasília. Dos prédios de Lúcio e de Oscar. Como se os brasilienses comessem concreto e cimento com arroz e feijão. Brasília chega aos 49 anos já velha e feia. Seus administradores, cada vez mais incompetentes e insensíveis, não estão nem aí para os graves problemas da sofrida população.

Um comentário:

  1. Prezado Limongi:

    Acho, que Juscelino deveria estar em uma fotografia em todos os lares do Brasil.
    O Brasil era um antes de Juscelino e outro após o seu governo!
    Se Juscelino não tivesse tido aquela determinação, com todo a certeza, éramos hoje uma Argentina! Sem demérito algum para o nosso querido País vizinho!
    O Brasil estava de costas para o seu interior!
    Só este tema, seria capaz de ocupar quase que um livro inteiro, somente sobre a importância deste ato de Juscelino. Bom, mas o que me leva a escrever estas poucas palavras, é o fato de que Brasília, quase sempre, ser tratada de forma jocosa, em razão dos desmandos, seja do Congresso, seja também do Executivo, este sim, sem transparência nenhuma! Ou ainda, pelo Judiciário, uma verdadeira caixa preta! Claro, o Congresso precisa sim de uma faxina, mas não podemos em hipótese alguma, deixar de compreender a importância da democracia e, sem o Congresso, isto não existe!
    Bom, voltando ao assunto, Brasília deveria ser um orgulho para todos nós, por tudo que representa! Mais ainda, pelo povo que vive aqui - honestos, trabalhadores e cheios de esperança, como todos nós brasileiros, de que um dia, este País possa ser mais justo e menos desigual.
    Por isto e muito mais, pois não poderia me alongar, solicito, até por uma questão cívica, que a nossa cidade, que ano que vem completará 50 anos, mereça por parte da mídia, um pouco mais de respeito e consideração. Não se pode confundir os governos, com esta cidade maravilhosa, que é um orgulho para todos nós!

    Grato,

    Raymundo J. Chaves Júnior
    Brasília-DF

    ResponderExcluir