quinta-feira, 13 de março de 2014

Senadora Ana Amélia alerta que investimento do BNDES em porto no Uruguai prejudicará portos da Região Sul


A senadora Ana Amélia (PP-RS) advertiu que o polo naval de Rio Grande(RS) e os portos de toda a região sul serão prejudicados se o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidir investir num porto de águas profundas no Uruguai. A parlamentar gaúcha relatou viagem que fez ao Polo Naval, em Rio Grande, na segunda-feira, informando que até 2016 o empreendimento vai receber investimentos de mais de R$ 236 bilhões de dólares e terá 30 mil novos empregos na região até 2017. Segundo Ana Amélia, o governo está realizando obras de logística que são importantes para o empreendimento e o escoamento da produção local, como a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Mas ela advertiu que os portos da região enfrentarão uma concorrência predatória se o BNDES investir no porto no Uruguai.
-- Não é aceitável que o BNDES financie e invista um bilhão de dólares para a construção de um porto de águas profundas no país vizinho, enquanto os nossos portos dependem de melhorias e investimentos para a recuperação econômica e o seu desenvolvimento industrial -- declarou a senadora.
Ana Amélia lembrou que, no dia 25, as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores (CRE) do Senado terão uma audiência pública com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, sobre os investimentos do banco em projetos de infraestrutura no exterior, como, por exemplo, para a construção do Porto de Mariel, em Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário