segunda-feira, 11 de junho de 2012

Roda de Conversa

Clique na imagem para ampliá-la

 

Moda, Design, Sustentabilidade e Economia Solidária


A Rio+20 é um momento importantíssimo para refletir como o ser humano deve usar o seu Planeta e garantir sua sobrevivência. A Moda e o Design são fatores de inserção social e conscientização sobre a necessidade de se encontrar um novo modelo de desenvolvimento que seja sustentável. A Economia Solidária busca novas formas de produção, comercialização e distribuição de riquezas, baseadas no trabalho associado à cooperação e à autogestão. A Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras (AMAL), o Instituto Zuzu Angel de Moda, Ação da Cidadania (Comitê Flamengo), Fórum de Moda Carioca, Devas, Abrade, Associação de Mulheres Trabalhadoras da Tavares Bastos e o Fórum de Cooperativismo Popular da Economia Solidária organizarão dentro da programação da Agenda Social Civil da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - RIO+20, o evento:

RODA DE CONVERSA:

Moda, Design, Sustentabilidade e Economia Solidária

» Propostas e Soluções sob o olhar AMBIENTAL

Palestrantes: Heloisa Marra, Virginia Rafael, Tatiana Souza e Glória Figueiredo Souza, com a mediação de Celina de Farias.

» Propostas e Soluções sob o olhar SOCIAL

Palestrantes: Lucia Acar, Luiza Marcier, Clarice Cavalcante, Rosemay Gomes e Vinicius Assumpção, com a mediação de Celina de Farias.      

Data: 15 de Junho, às 16h  
Local: Espaço Arena da Barra - Auditório ARN 2
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca

CELINA DE FARIAS

Jornalista, professora e pesquisadora na área de Moda. Vice-presidente do Instituto Zuzu Angel de Moda. Participa dos principais eventos de Moda no país e no exterior. Curadora de importantes exposições de Design e Moda. Coordenadora dos principais cursos de Design de Moda do Estado do Rio de Janeiro que foram parceiros do Instituto Zuzu Angel Delegada do I Seminário Nacional da Moda, Bahia, 2010. Atualmente faz parte da comissão do Instituto Zuzu Angel na criação do Museu da Moda.

CLARICE CAVALCANTE

Artesã, psicóloga, arte terapeuta e vice-presidente do DEVAS. Coordena o grupo de Artesãs da Maré/RJ. Sua experiência profissional inclui a coordenação de projetos financiados pela UNESCO, com recursos do Banco Mundial, em parceria com o Ministério da Saúde, para as comunidades do Complexo da Maré, Rio de Janeiro.

HELOISA MARRA

Formada em Comunicação Social pela PUC/RJ, trabalhou 17 anos no Caderno Ela, do Jornal O Globo, onde entrevistou personalidades nacionais e internacionais como John Galliano, Alexander McQueen, Calvin Klein, Alexandre Herchcovitch, Oskar Metsavaht e outros. Em 2007 criou o site www.heloisamarra.com, hoje com 2 milhões de visitantes únicos e o quarto colocado no ranking nacional dos sites independentes. O www.heloisamarra.com acompanha a moda como mídia de todos os movimentos culturais, econômicos, sociais e políticos.

LUCIA ACAR

Doutoranda em Sociologia - IUPERJ/UCAM e Mestre em Ciência da Arte – UFF. Professora e pesquisadora no curso de Design de Moda IZA/UNESA, onde desenvolve o projeto de iniciação científica, intitulado “Diálogos Estéticos entre a Moda, o Design e a Arte na contemporaneidade”. Membro do Conselho do Instituto Zuzu Angel - IZA. Membro do Comitê de Honra do Design Latinoamericano e do Comitê Editorial da Faculdade de Comunicação e Design da Universidad de Palermo, em Buenos Aires.

LUIZA MARCIER

Designer. Atua em projetos de arte, cultura, pesquisa e educação ligados à moda. Formada em design pela ESDI, UERJ, 1997, e MBA em negócios de Moda pelo IBMODA, São Paulo, 2009. Diretora do Museu-Casa da Marquesa de Santos na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, onde coordena, desde setembro de 2009, o projeto do Museu da Moda. Leciona no Curso de graduação de design da PUC, Rio, desde 2006, onde é co-supervisora da habilitação em moda. Sua marca de moda carioca “À Colecionadora” existe desde 1998, tendo realizado diversos desfiles no Fashion Rio, entre outros. Trabalha como figurinista para espetáculos teatrais e cinema desde 1995.

ROSEMARY GOMES

Socióloga com especialização em Sociologia Urbana. Assessora da Ong de desenvolvimento e solidariedade FASE Nacional. Coordenadora do eixo economia solidária no programa de cooperação bilateral ABONG – Coordination SUD. Fundadora das redes sociais latinoamericanas e intercontinentais: FCP-RJ, RBSES, FBES-Brasil, RIPESS e RIPESS-LAC.
Diretora de Economia Solidária e Comércio Justo da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário - SEDES na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

SERGIO DUTRA

Profissional de comunicação e eventos. Cursou Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris. Professor e diretor do Studio Sergio Dutra, com projetos de moda, cerimonial e eventos e cursos de Marketing Pessoal, Ética e Etiqueta Social e Profissional. Coordenador do I Ciclo de Debates dos Preparativos da Cidade para a ECO RIO 92. Idealizador e coordenador dos Ciclos de Debate do Mercado de Moda do Rio.


MARIA DA GLÓRIA FIGUEIREDO SOUZA

Socióloga, formada pela USP. Estilismo pela Candido Mendes. Pós Graduada em Moda e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi/SP. Voluntária na AÇÃO DA CIDADANIA contra a Fome, a miséria e pela Vida - Fórum de Cooperativismo Popular da Economia Solidária - Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras.

TATIANA APARECIDA FIGUEIREDO SOUZA

Advogada, formada pela Universidade Candido Mendes - Especialização em Direito do Consumidor Estágio. Atuou no Balcão de Direitos - Defensoria Pública Estado Rio de Janeiro e Viva Rio. Advogada em vários escritórios e Advogada Autônoma no Juízo Cívil e Juizados Especiais.

VIRGINA RAFAEL

Sócia Diretora da empresa Biofuton, primeira empresa a produzir futons no Brasil. Quando começou queria fabricar colchões que não levassem espuma na sua composição pois a produção de espuma leva 120 anos para ser absorvida pela natureza, além de ser altamente tóxica.

VINICIUS ASSUMPÇÃO

Administrador de Empresas, Diretor Sindicato dos Bancários RJ, ex-Subsecretario de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário