terça-feira, 19 de junho de 2012

Collor participa de painel sobre água na Rio+20


Propostas são  escolhidas pela platéia dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável para serem levadas aos chefes de Estado

Por Cristiane Galvão

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Fernando Collor (PTB-AL), recebeu o rei Gustavo da Suécia, na Conferência Rio + 20. Eles discutiram assuntos gerais sobre sustentabilidade e aqueles temas específicos debatidos nos painéis Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, considerado ponto alto da Rio + 20 por causa da ampla participação da sociedade. Votadas por 630 mil pessoas e encaminhadas via internet, as propostas que integram os painéis “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável” apresentam dez temáticas. Além das propostas escolhidas, outras duas, uma por sugestão da platéia e outra apresentada pela Mesa do Painel, serão encaminhadas. Como são dez painéis, ao final, os Chefes de Estado vão receber trinta propostas finais (sociedade+platéia+debatedores). Elas passam a integrar, portanto, o documento final sobre o qual os Chefes de Estado se debruçarão a partir de quinta-feira. O Governo brasileiro é o organizador, com o apoio das Nações Unidas. Os debates são no Riocentro, entre 16 e 19 de junho, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. Nos quatro dias que antecedem o Segmento de Alto Nível, destacados representantes da sociedade civil, incluindo setor privado, ONGs, comunidade científica, entre outros, estarão reunidos para uma discussão franca e orientada à ação sobre temas prioritários relacionados ao desenvolvimento sustentável. Não haverá participação de governos ou agências das Nações Unidas. As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula. 

***

Às 16h00 saiu o resultado da votação da proposta escolhida pela platéia dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. 52,8% das pessoas presentes votaram na implementação do direito à água. Portanto as três propostas que serão discutidas são:

a) assegurar o suprimento de água por meio da proteção da biodiversidade, dos ecossistemas e das fontes de água; b) implementar o direito à água; c) e a terceira, com ajustes vindos da mesa foi: reforçar a importância integrada entre planejamento e gestão integrada de água, energia e uso da água em todas as escalas com inclusão do reforço à questão cultural e de gênero e com ampla participação da sociedade. (o documento oficial ainda não está pronto).                                                                   

Integram o Painel Água do “Diálogo para o Desenvolvimento Sustentável”:

  • David Boys – Representante dos Prestadores de Serviços em Água – PSI
  • Benedito Braga – Professor da Universidade de São Paulo – USP e Vice-Presidente do Conselho Mundial de Água
  • Albert Butare – Diretor Executivo da Africa Energy Services Group
  • Dyborn Chibonga – Diretor Executivo da Associação Nacional do Malawi de Pequenos Produtores Rurais
  • Mirna Cunningham – Diretora do Fórum Permanente das Nações Unidas para Populações Indígenas.
  • Loic Fauchon – Presidente do Conselho Mundial de Água – WWC
  • Jeff Seabright – Vice-Presidente de Recursos Hídricos e Ambientais da Coca-Cola
  • Shantha Sheela Nair – Ex-Secretária Nacional do Departamento de Água Potável do Ministério do Desenvolvimento Rural da Índia.
  • Muhammed Yunus – Fundador do Banco Grameen e Prêmio Nobel da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário