segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio +20: Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável debate o uso da água.

Foto: Paulo Filgueiras
Por Cristiane Galvão

Promover ciência, tecnologia, inovação e conhecimento tradicional como forma de enfrentar o principal desafio das florestas: torná-las produtivas sem destruí-las. Esta foi a proposta eleita pelos cerca de dois mil membros da sociedade civil que participaram da reunião dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável que discutiu as florestas. Ao abrir o “Painel 8: Água”, a moderadora Lucia Newman (Al Jazeerah), do Reino Unido, agradeceu a presença do senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal: Fernando Collor de Melo. Newman fez questão de elogiá-lo e lembrou que, na Eco 92, o senador era o Presidente do Brasil. Uma governança para as águas foi o que pediu o professor Benedito Braga, da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente do Conselho Mundial de Água – WWC. O presidente do Conselho, Löic Fauchon, cobrou iniciativas práticas: "Nós queremos mais do que recomendações, nós queremos compromisso, o tempo de conversa já acabou!", reforçou. Löic pretende fazer pressão para que os chefes de Estado coloquem o direito à água em suas constituições. O Presidente da WWC defendeu ainda as questões de saúde e saneamento. Para a Ex-Secretária Nacional do Departamento de Água Potável, do Ministério do Desenvolvimento Rural da Índia, Shantha Sheela Nair, a falta de saneamento é inaceitável. Considera mais prioritário do que o direito à água. Sheela lembrou que existe ainda um problema de gênero envolvido. Segundo ela a falta de saneamento e de acesso para a mulher é cem vezes pior, segundo levantamento realizado. Para David Boys, representante dos Prestadores de Serviços em água a governança para as águas é essencial e perpassa uma mudança de visão econômica. Boys lançou o questionamento: Como podemos derrubar as barreiras geopolíticas para que as concessionárias ajudem umas as outras? Como contribuir para uma real governança em que municípios e estados trabalhem juntos?  De acordo com a Diretora do Fórum Permanente das Nações Unidas para Populações Indígenas a questão cultural é essencial para que as sociedades avancem na implementação do direito à água.

As dez propostas que estão sendo debatidas nesse momento no Painel Água são:

  • Assegurar o suprimento de água por meio de proteção da biodiversidade, ecossistemas e das fontes de água.
  • Promover o uso sustentável da água e saúde. As populações precisam ter acesso a água e higiene sustentáveis para assegurar o crescimento sustentável da nação.
  • Implementar o direito à água.
  • Colocar a água no centro dos objetivos de desenvolvimento futuros.
  • Reforçar a importância do planejamento e do gerenciamento integrado de água, energia e o uso da terra em todas as escalas.
  • Melhorar as instalações de saneamento e tratamento de água para assegurar a educação infantil.
  • Formular uma visão comum e adotar um plano de ação em nível global spobre gestão de águas residuais.
  • Adotar políticas globais mais ambiciosas para lidar com as necessidades de água e de saneamento de uma forma segura.
  • Expandir e fortalecer mecanismos para o monitoramento global de água, saneamento e higiene.
  • Fortalecer mecanismos de financiamento solidários.
Todos os debates estão sendo transmitidos ao vivo no website das Nações Unidas.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário