sexta-feira, 14 de maio de 2010

Situação eleitoral no Amazonas

Análise de Helio Fernandes:

Intervenção diretíssima de Lula, tumulto eleitoral no Amazonas

Tenho analisado as eleições de vários estados, quase todas com elevado grau de complicação. O que não é surpreendente pela ausência total de partidos, dominados, t-o-d-o-s, por cúpulas comprometidíssimas.
Mas o estado de mais difícil análise é o Amazonas. Motivo: existe um nome destacado para o Senado, o ex-governador Eduardo Braga, e os outros cargos, praticamente dependendo dele.
Para governador: Omar Aziz, vice de Eduardo Braga, agora no governo e candidato, vem subindo muito, pela escada construída e implantada por Braga. E Alfredo Nascimento, ex-ministro (duas vezes) e senador, já foi mais favorito, vem diminuindo esse favoritismo. Curiosidade: os adversários e até inimigos se reconciliam, se juntam, abandonam a hostilidade.
Para senador, Artur Virgilio, já esteve em situação mais difícil para a reeleição, mas vem em recuperação. Vanessa Graziotin, ao contrário. Deputada federal em 2002 com 180 mil votos, reeleita em 2006 com apenas 90 mil, a metade. É do PCdoB, com o marido, ex-secretário, que também pretende ir para a Câmara. Só que os votos não elegem marido e mulher. (Por enquanto, ela continua pretendendo o Senado, esperando a ajuda de Lula).
Eduardo Braga, além de ser hoje a figura eleitoralmente mais importante do Amazonas, tem projeto ambicioso, que vou revelar na totalidade.


1 – Candidato a senador.

2 – Colocou a mulher como primeira suplente.

3 – Quer ser ministro do Meio Ambiente (sua grande obsessão) com Dilma ou Serra.

4 – Assim, a senatoria ficará ou ficaria com a mulher, que é participante.

5 – Nomeado ministro, fica no cargo até abril de 2012.

6 – Se desincompatibiliza, será candidato a prefeito de Manaus.

7 – Por que toda essa estratégia, prefeito depois de governador, senador e ministro?

8 – Textual: “Quero ser prefeito da capital do Amazonas, Manaus, durante a Copa de 2014”.


***

PS – Tudo isso já desenvolvido e em fase de conclusão, até ontem (terça-feira), quando Alfredo Nascimento (repetindo: duas vezes ministro de Lula) chegou ao Planalto-Alvorada levando Serafim Correa.

PS2 – Quem é e o que fazia por volta das 7 da noite naquele local? Foi prefeito de Manaus, tem prestígio pessoal, mas não conhecia o presidente. Foi apresentado a ele, assim: “Será o vice-governador na minha chapa”.

PS3 – Lula vibrou, havia autorizado “a visita”. O encontro durou 17 minutos, mas caminhava o objetivo de tudo: eleger Nascimento, derrotar Artur Virgilio, que disputa a reeleição, e garantir mais 4 anos no Senado ao suplente João Pedro, que passará a efetivo.

PS4 – Ainda na Tribuna papel, revelei que o Amazonas era prioridade de Lula, por causa do “ódio a Virgilio”. Com isso, sem dúvida, fortalece o palanque de Dona Dilma. No Amazonas, Serra mal chega aos 20 por cento dos votos.

Meu comentário sobre o assunto:

Hélio, Caramba, você sabe tudo, aliás, quase tudo do quadro político-eleitoral no Amazonas. Apenas discordo da tua vasta análise em alguns pontos: repito mais uma vez que Alfredo Nascimento continua fortíssimo candidato a governador. Tanto é verdade que Lula fará campanha declarada para ele e Serafim Corrêa, candidato a vice. Lula também cumprirá a promessa de pedir voto para Eduardo Braga, para o Senado. Declaração presidencial que surge como um belo tapa de pelica em Eduardo, que havia garantido a Lula que Dilma teria apenas um palanque e forte no Amazonas, com Alfredo Nascimento candidato ao governo. Porém, de uma hora para outra, Braga resolveu passar a perna em Alfredo, Lula e Dilma e passou a apoiar o governador em exercício, Omar Aziz. O fato magoou Lula, que sempre atendeu todos os pleitos do então governador Braga. É verdade que Lula também teve votações expressivas no Amazonas, mas o governo federal nunca faltou e jamais deixou Braga com o pires na mão. Lula quer Alfredo, assim como Dilma, porque o presidente quer ver de volta ao Senado um bom companheiro dele, de tempos memoráveis de campanhas operárias, João Pedro, suplente do senador Nascimento e que, verdade seja dita, fez bom trabalho na Câmara Alta, dedicado e firme, quando o titular foi ministro dos Transportes. A outra vaga de senador pertence, por direito, méritos e luta, a Artur Virgilio. Grande defensor da Zona Franca, sobretudo nos momentos difíceis, quando o guerreiro Artur não foge dos combates mais árduos. Alfredo sempre foi Lula e Dilma. Já Eduardo Braga, como você mesmo frisou, também sonha mais adiante em ser ministro. Pode ser de Dilma ou de Serra. Que horror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário