domingo, 28 de março de 2010

Os maus administradores que se cuidem. Estamos de olho...

Muito bom e saudável que O Globo amplie os espaços dedicados ao leitor. Reitero sempre que a seção dos leitores é excelente termômetro de avaliação para toda autoridade que se preza. Quando o leitor reclama, protesta ou alerta está prestando um enorme serviço para a coletividade. O leitor que se revolta com as coisas erradas, é um cidadão por inteiro. Está defendendo seus direitos e estimulando os outros a fazer o mesmo. Sem medo, sem hipocrisia, sem patrulhamento. Longe de mim pretender ser inventor de rigorosamente nada. Mas, começei a mandar cartas para jornais e revistas na década de 70, quando deixei de ser jornalista do jornal O Globo. Na época, os espaços do leitor eram escassos. Quase ninguém tinha interesse ou coragem para denunciar ou analisar irregularidades. Jamais deixei de escrever chamando a atenção para preços exorbitantes de produtos, de ruas esburacadas, de falta de policiamento, de água ou de luz, etc. Muita gente chegava para mim e pedia, por exemplo, "fala da farmácia tal que mete a mão no nosso bolso". Apurava e escrevia. Sempre informando meus dados pessoais. Nunca deixei de fazê-lo. Com o tempo, felizmente, os próprios veículos de imprensa começaram a perceber e a constatar, como fez o Globo, que a queixa e a opinião do leitor são fundamentais para engrandecer o jornal ou a revista. Tanto que, agora, o leitor cada dia mais estimulado, vibra com sua trincheira de reinvindicações ainda maior. Os maus administradores que se cuidem.

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