quarta-feira, 31 de março de 2010

Operado em São Paulo, Sarney deve ter alta ainda hoje

Operado na noite desta terça-feira (30) para a remoção de um cisto benigno no lábio superior, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passa muito bem e deve receber alta nesta quarta-feira (31) do Hospital Sírio Libanês. A cirurgia durou uma hora e, às 23h30, ele já estava no quarto. Segundo o boletim médico, ele reagiu muito bem à intervenção cirúrgica e seguirá internado em apartamento comum após a cirurgia. O presidente do Senado deve ficar em São Paulo durante a páscoa, aguardando a retirada dos pontos.
Num procedimento semelhante a uma cirurgia plástica, em razão da delicada região em que se situava o cisto, a incisão foi feita pela parte interna do lábio, dispensando-se a "retirada do bigode do presidente", ao contrário do que maus colunistas tentaram especular através de notas, sem qualquer sentido jornalístico ou sensibilidade humana, nos últimos dias.
Sarney tem 79 anos. Fará 80 no próximo dia 24. Em grande parte, dedicados à política. Foi o grande timoneiro da difícil transição democrática, após o regime militar. Foi governador, deputado e senador pelo Maranhão, presidente da República, senador do Amapá por três mandatos consecutivos, presidente do Senado Federal por três vezes, sendo responsável pela modernização da Casa e pela criação do inédito Sistema de Comunicação da instituição. Tudo isso, sempre eleito. São 55 anos de vida pública. É também acadêmico da Academia Brasileira de Letras (desde 1981) e da Academia das Ciências de Lisboa.
Durante toda a noite e hoje de manhã, seu gabinete recebeu centenas de ligações e emails de amigos, aliados, autoridades e populares em busca de informações sobre o estado de saúde do senador. Na próxima semana o presidente já deve retomar seu trabalho normal em Brasília. O problema foi constatado há duas semanas pelos médicos que atendem o presidente do Senado em Brasília. Os exames detectaram cisto benigno e Sarney seguiu para uma avaliação em São Paulo, onde se optou pela remoção.

Said Dib

Veja abaixo a íntegra do boletim:

"Presidente do Senado José Sarney

O Sr. José Sarney de Araujo Costa, Presidente do Senado, foi internado no Hospital Sírio-Libanês no dia 30 de março, às 10h, para submeter-se a procedimento cirúrgico de retirada de lesão no lábio superior.A cirurgia teve início às 20h, com duração aproximada de duas horas, onde a lesão foi removida. O paciente passa bem e seguirá internado em apartamento comum. As equipes que o assistem são coordenadas pelos Profs. Drs. Cristina Abdalla (dermatologista clínica e cirúrgica), Antonio Carlos Hermann de Andrade e Alberto Gattaz (cirurgiões plásticos) e Roberto Kalil Filho (cardiologista clínico).

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira

Dr. Riad Younes

Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"

Um comentário:

  1. Caro Limongi,

    Saiu mais um capítulo da série A Idade das Trevas, em meu humilde blog (http://terragoyazes.zip.net). No ar e na rede: O Itamarati Tucano e a Diplomacia de Pés-Descalços!

    ResponderExcluir