quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ana Amélia alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino



Parlamentar destacou ações do Maio Laranja, iniciativa promovida pela Associação Gaúcha de Coloproctologia

A necessidade de alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de intestino foi destacada pela senadora Ana Amélia (PP-RS)  na tribuna do Senado. O diagnóstico precoce, acrescentou a parlamentar, também é fundamental, pois resulta em 90% de cura da doença que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve registrar mais de 30 mil novos casos ao longo deste ano no Brasil.
-- Há um desconhecimento da população sobre a doença e seus fatores de risco, gerando preconceito e medo. É necessário criar políticas para garantir exames de prevenção nessa área, pois investir em prevenção e diagnóstico reduz os gastos com tratamento  -- revelou a senadora, com base em informações do Instituto Oncoguia.
Ana Amélia saudou a iniciativa da Associação Gaúcha de Coloproctologia (AGCP), presidida pela médica Marlise Cerato, que promove entre quarta-feira (28) e sábado (31), a Semana de Prevenção contra o Câncer de Intestino, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A programação faz parte das ações do Maio Laranja, mês de conscientização sobre o tema.
-- Laranja é a cor da campanha, e, como dizem os anúncios que chamam a atenção dos pacientes, só traz benefícios: propriedades anticancerígenas, rica em fibras, antioxidante e vitamina C. A iniciativa começa pelo Rio Grande do Sul e desejo que se estenda pelo Brasil -- acrescentou.
A parlamentar também citou cuidados que contribuem para evitar o câncer de intestino, como beber água, de dois a três litros por dia, e consumir fibras, frutas e verduras. Também alertou para sintomas que podem significar o começo da doença: constipação, diarreia, anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento, sangramento e sensação de evacuação incompleta. 

Audiência pública

Por iniciativa de Ana Amélia, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado irá debater o tema com o objetivo de analisar a criação de políticas públicas de prevenção do câncer de intestino.

-- Vale alertar que, em dez anos, essa temida e preocupante enfermidade poderá se tornar, lamentavelmente, a primeira causa de morte no Brasil devido à demora no diagnóstico -- ressaltou.
Para o debate, em data a ser definida, serão convidados a presidente da Associação Gaúcha de Coloproctologia (AGCP), Marlise Mello Cerato Michaelsen, o diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff, o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Paulo Gonçalves de Oliveira, a presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI), Angelita Gama, e a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário