quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fernando Meirelles abre o 8º Amazonas Film Festival com estréia mundial de Xingu no Teatro Amazonas

A première contará  com a presença dos atores Felipe Camargo, João Miguel, Caio Blat, Maria Flor e do diretor Cao Hamburger 

O consagrado diretor de cinema Fernando Meirelles, com duas indicações ao Oscar em menos de dez anos, será o Presidente de Honra da oitava edição do Amazonas Film Festival e trará para Manaus a première mundial de Xingu a ser exibido no Teatro Amazonas na noite de 03 de novembro. A produção é assinada pela O2 de Fernando Meirelles e Andréa Barata Ribeiro e a estreia nacional do filme está marcada para abril de 2012. 
Xingu é o novo longa de Cao Hamburger, diretor de O ano em que Meus pais saíram de férias e do infantil Castelo Rá Tim Bum, e aborda temas bem diferentes.  
Para o diretor “fazer a primeira sessão pública do Xingu no coração da Amazônia é tão especial e simbólico quanto o fato de estarmos no aniversário de 50 anos do Parque” analisa o diretor apoiado por Fernando Meirelles para quem “Xingu não poderia estar em melhor lugar e melhor momento para ser apresentado pela primeira vez. Estaremos em Manaus, coração da Amazônia, num festival que ganha prestígio a cada ano, num momento em que se questiona os mega-projetos para o desenvolvimento da região e as desastrosas mudanças do Código Florestal. O filme fala sobre esses mesmos erros cometidos há 50 anos”, alerta Meirelles lembrando que o Parque Indígena do Xingu está comemorando seu primeiro centenário.  
O filme conta a saga dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, sertanistas que idealizaram o Parque do Xingu, primeira terra indígena regularizada pelo governo brasileiro, em 1961, considerada a maior e uma das mais importantes reservas do gênero no mundo. São mais de 30 mil quilômetros quadrados ao norte do Mato Grosso  onde vivem mais de dez etnias. 
Os atores Felipe Camargo (Orlando), João Miguel (Cláudio) e Caio Blat (o caçula, Leonardo) darão vida aos irmãos Villas-Bôas numa história que, segundo Cao Hamburger, mistura ação e aventura com questões políticas e ambientais.
Cerca de 250 índios da própria reserva também participaram das gravações. O roteiro foi inspirado no livro A marcha para o Oeste, espécie de diário com registros e documentos dos 42 anos de expedição dos irmãos sertanistas. O roteiro é assinado por Eléna Soarez, autora de Eu tu eles (2000) e Redentor (2003). 
Para Cao Hamburger  “escolher atores para formar uma família, e, nesse caso, um trio de irmãos, sempre tem dois aspectos. Além de ter que achar o ator que tem a ver com o personagem, com a personalidade do personagem, que tem que ter, enfim, uma química entre o ator e o personagem, você tem que pensar na química do conjunto também”, explica o diretor.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Telefone Com.: (92) 3631 4605
Sarah Viegas:  (92) 9128 8006
Layla Lopes:  (92) 9128 2557
Juliana Silva:  (92) 8816 1725

Nenhum comentário:

Postar um comentário