quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Caso "Tribuna da Imprensa": e a ABI, não vai se pronunciar em defesa da imprensa realmente livre?


Convocação aos Amigos da Tribuna da Imprensa

Carlo Germani propõe que os comentaristas e leitores ajudem a patrocinar a Tribuna, para evitar que o blog deixe de circular na internet, por falta de apoio financeiro.

(Para colaborar com a Tribuna da Imprensa, a conta bancária é a seguinte: Caixa Econômica Federal (104), agência 211, conta corrente 323-4, CPF 100101497-91).

Carlo Germani

Tenho notado a ausência do Helio Fernandes, que pela terceira vez sumiu do blog (e agora felizmente voltou). Conversei com o editor Carlos Newton e ele me explicou que os dois estão desanimados por não terem condições financeiras para seguir com o blog sem patrocinadores, pois a indenização da Tribuna ainda não saiu. E não existe “almoço grátis”.
Sabemos que outros blogs importantes são patrocinados pelo governo, por bancos ou empresas estatais e privadas, dependendo da defesa dos interesses de cada qual. Mas nenhuma empresa, nenhum governo, ninguém se interessa em patrocinar um blog que atue com total independência, que não esteja a serviço de ideologia alguma, como a “Tribuna da Imprensa“, o único espaço na internet brasileira que tem essa característica.
Por isso, decidi organizar uma campanha para PATROCINAR o blog, de uma forma direta, como acontece com o “Jornal do Brasil”, o “Valor Econômico” e outros jornais, que cobram o acesso a seus sites, através de assinatura mensal. A diferença é que o pagamento ao blog da Tribuna seria voluntário, no valor que cada um quiser e quando quiser.
Sei que muita gente vai me acompanhar nessa iniciativa, que interessa a todos aqueles que lutam pelo País e pela Justiça Social. Assim peço a quem tiver condições, que deposite mensalmente alguma contribuição, em conta bancária a ser indicada pela direção da Tribuna. Se você ficar em dúvida quanto ao valor, deposite 10 reais, 20 reais, 50 reais, sei lá, uma quantia que não lhe faça falta e ajude o blog da Tribuna.
É o momento de todos nós, que temos o mestre Helio Fernandes como a referência maior em jornalismo, a oportunidade de contribuir após décadas de lutas pela VERDADE, pela DENÚNCIA e pela LIBERDADE.
Amigos virtuais do blog, é a nossa oportunidade de agradecer tudo isso, com uma pequena colaboração financeira. Vamos nos mobilizar, e convidar novos participantes para o blog. O blog Tribuna da Imprensa veio para ficar.

***

Carlos Newton

A iniciativa do comentarista Carlo Germani pode propiciar que o blog continue a existir, enquanto não é paga a indenização que a Tribuna da Imprensa ganhou no Supremo. Na realidade o blog vem sendo feito apenas pelo Helio e por mim, com colaboração de Carlos Chagas, Pedro do Coutto, Roberto Monteiro Pinho e dos comentaristas. O trabalho é insano, 365 dias ao ano, de manhã, de tarde e de noite, para editar o blog, digitar os textos do Helio, moderar e postar os comentários o mais rápido possível, caso contrário o pessoal reclama.
Os recursos de que precisamos são pequenos, apenas para pagar um digitador que fique à disposição do Helio (que não gosta de redigir direto no computador, prefere a máquina de escrever, porque aproveita para se exercitar). Temos de contratar também um editor, para executar o blog, e ele precisa ser bom jornalista, para atuar também como revisor das matérias e dos artigos dos colaboradores, como tenho feito.
Precisamos cobrir também as despesas de registro e domínio dos dois endereços (http://www.heliofernandes.com.br/ e http://www.tribunadaimprensa.com.br/ ), pois há pagamento anual (uma espécie de jóia) e pequena mensalidade. Por fim, existem gastos com material de escritório, especialmente papel de fax (para receber textos do Helio), toner de impressora, despesas com telefone, manutenção de computador etc.
É claro que não poderemos continuar indefinidamente na situação que estamos. Se não houver patrocínio, Germani tem razão, o blog vai mesmo acabar. É triste, mas é a realidade.


Comentários de Vicente Limongi Netto - fevereiro - 16th, 2011 at 11:23:

Carlos, agora que li a boa sugestão do Germani. Como devo fazer para ajudar? Hélio abrirá conta? Explique. Estou às ordens. A Tribuna, impressa ou eletrônica, verdadeira trincheira das liberdades e da democracia, não morrerá jamais.

Vicente Limongi Netto - fevereiro - 16th, 2011 at 11:38

Aquino tem razão: cada um deve contribuir, mensalmente, como puder e quiser, de grão em grão, com a boa vontade, grandeza, sensibilidade e solidariedade, venceremos os canalhas que não pagam a indenização da Tribuna, Apesar de ser decisão do Supremo Tribunal Federal, a Suprema Corte brasileira! Que infelizes e insensíveis magistrados são estes que insistem em contrariar decisão do STF? Por acaso são nazistas? Quem sabe? Por que também a nossa ABI não compra essa boa briga? Estranho e lamento a omissão. Se a ABI não se coloca à frente dos interesses da liberdade de expressão, francamente, em quem mais a nação e os próprios jornalistas vão acreditar?

Confira os diversos comentários de apoio dos leitores do Helio, clicando aqui

http://www.tribunadaimprensa.com.br/

(Para colaborar com a Tribuna da Imprensa, a conta bancária é a seguinte: Caixa Econômica Federal (104), agência 211, conta corrente 323-4, CPF 100101497-91).

Nenhum comentário:

Postar um comentário