O jornalista Vicente Limongi fez 65 anos ontem. Tem amigos (e inimigos) em todos os lugares, há dezenas e dezenas de anos escreve cartas para jornais do país todo, tem blog, se manifesta sempre. Gostem ou não gostem, sua opinião aparece em todos os lugares.Defende (incondicionalmente) os amigos, critica (incondicionalmente) os inimigos, não se omite jamais. No aniversário (como o de ontem), telefonemas, correios eletrônicos, abraços pessoais dos que estão em Brasília mesmo. Na impossibilidade de transcrever todos, sumarizo na carta que recebeu do amigo Agenor Carvalho, general Chefe da Casa Militar do presidente Collor, e figura irrepreensível.
“Caríssimo amigo Limongi, As tuas notas estão fazendo sucesso entre os milicos, meus amigos e moradores aqui da Urca. Sensacional o comentário do nosso amigo HF sobre os mesmos. Não poderia haver melhor elogio. Parabéns! João Havelange não teve na mídia, o reconhecimento que merecia pela participação decisiva na escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016. Se estivesse como titular da Fifa e não como Presidente de Honra, não faltariam os bajuladores de plantão. Você disse muito bem “Ainda é referência universal, aclamado e respeitado por todos”. Concordo e assino embaixo!Fico contente em ver o nosso Gilberto Amaral em franca atividade. À época tivemos ótimo relacionamento com ele. Desejando-lhe sucessivos êxitos pessoais, profissionais e jornalísticos, mando saudações e o abraço que você merece”.
Comentário de Helio Fernandes
65 anos, Limongi, combatendo, concordando carinhosamente, discordando bravamente, marcando a presença nos mais diversos momentos. Com amigos nos mais diversos setores do Poder (incluindo a presidência) e com relacionamento no Legislativo e no Judiciário, jamais pediu nada a ninguém, não usou ou utilizou os amigos para coisa alguma.Muitos políticos cometeram o equívoco (que estava dentro deles mesmos) de oferecer dinheiro a quem só queria notícia, e negar notícia a quem só queria dinheiro. Com você não haveria possibilidade de engano. Você só queria (e quer) notícia e para publicar.Terminando: você deveria publicar em livro, as cartas publicadas. São tantas, acho que milhares, seria obrigatória a seleção. Felicidades.
Comentário de Said Dib
Limongi é meu melhor amigo. Seu nome é lealdade. Pai, avô e esposo dedicado à família. Cidadão brasileiro de primeira linha, que se indigna com paixão, sempre na linha de frente contra a hipocrisia e a canalhice, lutando contra venais e sabujos da mídia amestrada... Tenho orgulho de conhecê-lo e de tê-lo por perto.
Meu próprio comentário
Os cães ladram e ele vive feliz. Gosto muito de uma pessoa que faz 65 anos de idade hoje. Seguramente quem mais gosta dele sou eu. Costuma dizer que não se queixa da vida. Tem tudo que merece e muito mais. Suas maiores medalhas, que preza e cultiva com destemor e carinho, são os amigos e a família. Briga como poucos por suas idéias. Erradas ou certas. Despreza canalhas, imbecis, covardes e hipócritas. Vive a vida como no conto de Ezra Pound: "O que amas de verdade, permanece. O resto é escória".
Vicente Limongi Netto
Nenhum comentário:
Postar um comentário