sábado, 9 de novembro de 2013

RioWindsFestival - VI Festival Internacional de Sopros.

Finais do VI Concurso Jovens Músicos-Música no Museu.


Música no Museu, em novembro comemora seus 16 anos com a realização do VI Festival Internacional de Sopros- RioWinds Festival-- seguindo o sucesso dos Festivais de Harpas, com ênfase no oboé, fagote, clarineta, flauta e para a primeira vez trompete, gaita e saxofone. Participarão nomes da maior expressão nos sopros do mundo inteiro.

Também o Dia Nacional da Consciência Negra será exaltado com uma Congada, no CCBB , apresentando-se " QUINTINO BENTO E ORQUESTRA DO ERÊ". Nos dias 27, 28 e 29 no Consulado da Itália serão realizadas as finais do VI Concurso Jovens Músicos, cujo vencedor se apresentará no dia 1º. de dezembro , no Museu de Arte Moderna.

A abertura se dará no CC Light com a Orquestra da Providencia, sob a regência de Anderson Alves destacando-se a participação de grandes nomes internacionais do oboé, flauta, fagote, corn ingles, sax,gaita ,além dos pianistas Luiz Carlos de Moura Castro e Monica Tessitore que se apresentam no dia 29 de novembro no Palácio Sâo Clemente.

O curador do Festival de Sopros, o oboísta-compositor Harold Emert teve como fonte de inspiração os Festivais Anuais do International Double Reed Society, e foi participante em 5 versões em várias cidades, além de Buenos Aires, na Argentina e Melbourne, na Austrália.Para ele, o Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espera que, com este Festival, comece um novo ciclo, principalmente, para os instrumentos de palheta dupla ( oboé e fagote ) e sopros em geral, ao lado do já vitorioso RioHarpFestival.

Serão 32 concertos no Rio de Janeiro, além de três referentes ao Concurso Jovens Músicos, além de 5 em São Paulo e 1 em Porto Alegre e, assim, totalizando 41 eventos no mês.Esperamos por vocês.
Sergio da Costa e Silva – Diretor de Música no Museu.- tel.: (21) 2233-6711

Nenhum comentário:

Postar um comentário