terça-feira, 5 de novembro de 2013

Importância da prevenção para o combate ao câncer de próstata é destacada pela senadora Ana Amélia


Ao discursar na sessão do Congresso Nacional que marcou as o início das atividades do Novembro  Azul, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que o objetivo da campanha é ajudar os homens a perderem o preconceito contra o exame preventivo do câncer de próstata. A senadora informou que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens em todo o mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mencionou Ana Amélia, houve 60 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil em 2012, com uma média anual de mortes de 12 mil.
- Essa estatística certamente seria outra se a prevenção fosse levada a sério. Eu costumo dizer que o homem cuida mais do seu automóvel, leva na revisão periodicamente, mas não faz a sua revisão de saúde, como deveria fazer - afirmou a senadora.
A progressista gaúcha também citou pesquisa da SBU, a qual apontou que 47% dos homens nunca fizeram exames para detectar o câncer de próstata e apenas 23% dos entrevistados fazem o exame anualmente.
-- Essa baixa procura dos homens por exames preventivos torna-se ainda mais preocupante e grave ao saber que cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, são diagnosticados com a doença já num estágio muito avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis, dizem os especialistas -- acrescentou.
Ana Amélia lembrou que a ideia para a realização da sessão em homenagem ao Novembro Azul e à SBU surgiu durante uma audiência pública requerida por ela na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em maio deste ano. O debate tratou da saúde do homem. A senadora ressaltou que a prevenção do câncer de próstata é um dos instrumentos mais eficazes para o combate à doença. Ana Amélia foi requerente da sessão, junto com a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Na ocasião, também foi feita homenagem à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que completa 87 anos de atividades em 2013.

Tabu

O senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou que o exame de toque retal para prevenção do câncer de próstata é cercado de um tabu tão grande entre os homens que foi preciso uma senadora para propor uma sessão sobre o assunto. Já a deputada federal Rose de Freitas, que também solicitou a sessão, esclareceu que o exame não significa perda da masculinidade ou da virilidade e alertou que o desafio da campanha Novembro Azul é combater o preconceito em relação a esse procedimento.
- Nós achamos que essa luta do Novembro Azul é maior do que a do Outubro Rosa. Nós conhecemos o preconceito - disse.

Congresso na Campanha

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que, após o Outubro Rosa, no qual o Congresso Nacional foi iluminado como forma de chamar a atenção para necessidade da prevenção do Câncer de Mama, a instituição se engajará agora na sensibilização da população para a campanha Novembro Azul.
- Eu tenho muitos motivos pra fazer essa campanha. Porque além de presidente do Congresso Nacional eu tive na minha casa, na minha família, um problema muito sério: meu pai faleceu com câncer de próstata e este é mais um motivo para que eu participe dessa campanha pra chamar a atenção para a necessidade da prevenção - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário