segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Jornal A Crítica: Opinião/Sim & Não


PEC da ZFM nas mãos de Dilma

Quinze dias após o Governo Federal tirar a PEC da Prorrogação da ZFM da pauta de votação da Câmara dos Deputados por causa de uma emenda “jabuti” do PSDB, a presidente Dilma (PT) afirmou, ontem, que “não abre mão de prorrogar a ZFM por 50 anos”. A declaração foi dada ao líder dela no Senado, Eduardo Braga (PMDB). Dilma disse ao senador que a prorrogação da Lei de Informática, obstáculo à votação da PEC colocado pelos tucanos, será negociada com o PSDB-SP fora da matéria.

Peneira

A estratégia deve ser a de prorrogar os incentivos à Lei de Informática, mas não por 50 anos, como a ZFM. Para não parecer implicância com a Lei de Informática, o Governo Federal deve exigir também a retirada da emenda que prorroga as áreas de livre comércio na Região Norte da PEC da ZFM.

Prazo curto

Só o empenho direto da presidente Dilma pode fazer com que a PEC da Prorrogação da ZFM seja votada ainda este ano. Isso porque a próxima semana na Câmara deve ser ocupada pelo Marco Civil da Internet. E o congresso começa a esvaziar antes do recesso, em 20 de dezembro.

Viagem

Na conversa, a presidente Dilma revelou ao senador Eduardo Braga que pretende vir a Manaus em dezembro para inaugurar o Linhão de Tucuruí e uma nova etapa do Minha Casa, Minha Vida. Há uma pressão do Planalto, ainda, para que na mesma viagem ela inaugure o aeroporto Eduardo Gomes.

Pinga Fogo

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB-AL), ao relatar visita da presidente Dilma no Peru, disse que ela tratou de projetos de conexão hidroviária entre Yurimaguas-Manaus.

Yurimaguas


Yurimaguas é a capital da Província do Alto Amazonas, que faz fronteira com o Amazonas, Collor defende a criação de correntes de comércio com os países integrantes da Aliança do Pacífico (México, Chile e Colômbia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário