terça-feira, 9 de julho de 2013

O que acontece por aí...

Egito pegando Fogo

O presidente do Egito já decidiu: Se o povão insatisfeito insistir haverá  Morsy de sangue e não de chocolate.

Falta o Ganso

Evidente que o técnico Felipão seria tolo e presunçoso se fosse adepto do nocivo " o grupo está fechado". Assim, a meu ver, o talentoso Paulo Henrique Ganso tem futebol de sobra para ser lembrado nas próximas convocações da seleção. Só vai depender dele.

Olho Vivo, Dilma

Diante do tumultuado quadro nacional, e com Dilma em inferno astral, recordo-reitero meu texto do dia 4 de junho, com ponderações a ela. Votei nela, confio nela. Bobagem torcer pelo caos. O Brasil é de todos nós.  

“Dilma precisa ser mais flexivel. Mais politica. Mais meiga. Mesmo com os desafetos. Sobretudo se eles forem da chamada base politica do governo. Dilma precisa saber engolir sapo. Muitos deles. Até um ranário inteiro, se for para somar esforços, pela união do time dos aliados. Dilma precisa ser menos turrona, mais maleável. Tem vezes que a presidente marca pontos por um lado, mas, logo a seguir, põe tudo a perder com mais declarações desagradáveis sobre fulano ou beltrano, que acabam vazando, causando enormes estragos. Dizer, por exemplo, que não convidou líderes para o encontro com Michel, Henrique e Renan, para não ter que falar com Eduardo Cunha é um disparate. Coisa de amadora. Uma colossal tolice que apenas agrada os setores da oposição. Dilma parece que quer mesmo complicar a própria reeleição. Chamem o Lula, urgente!

Velhaco Juca, apesar de você

Colunista Juca Kfoury, apesar da tua  eterna torcida contra, a seleção brasileira ganhou a Copa das Confederações. Para teu desapontamento, a CBF tem participação efetiva nos êxitos e conquistas do futebol brasileiro. Apesar de você se mostrar desde o inicio contra a escolha do técnico Felipão, ele mostrou que tem competência e carisma. Apesar de você a gestão de José Maria Marin é vitoriosa. Apesar de você governo Dilma e Marin trabalham focados e unidos pelo sucesso da copa do mundo ano que vem. Apesar de você, que tentou inutilmente ser ministro do Esporte com FHC e com Lula, o escudo da CBF brilha na camisa penta campeã do mundo.

Mais Rigor com os baderneiros

Constato, assombrado: a turma de baderneiros e vândalos, autênticos canalhas, irresponsáveis e covardões, cresce assustadoramente. Infelizmente, os malfeitores estão me parecendo, em determinadas ocasiões das manifestações, em maior número daqueles que realmente estão nas ruas para protestar, civilizadamente. Nesta linha, creio que a policia precisa ser mais enérgica com esses marginais. Seguramente quando a polícia realmente prender e baixar o sarrafo nessa corja de vagabundos e divulgar que foram presos, a situação ficará mais tranqüila e ordeira. A polícia e as autoridades têm que ser firmes. Bandido tem que ser preso ou morto. Reitero aqui e alhures: quem destrói patrimônio público e privado não é homem, é rato.

Eleição na CBF

O amargurado leitor Alberto Cruz (Folha do dia 2) critica o rosto e o sorriso de José Maria Marin, em cuja gestão a seleção brasileira voltou a ser admirada e respeitada, aqui e no exterior. Tenho uma sugestão ao Alberto Cruz, seguramente um cidadão jovem e guapo: esqueça os ataques de figado e vá correndo se candidatar à presidente da CBF. Quem sabe não vence Marco Polo, também idoso e calvo, já declarado canditado à sucessão de Marin?

Collor e o artigo do F.Rodrigues


No artigo de hoje, Folha do dia 3, o jornalista Fernando Rodrigues afirma que "se Collor tivesse reagido de maneira correta, certamente teria encontrado formas de melhorar a economia e responder ás acusações de corrupção que pesavam contra ele". Permito-me fazer algumas observações pertinentes: 1) Collor pegou uma inflação(fev-mar de 1990) de 84% ao mês. Será que hoje alguém e o próprio Fernando Rodrigues tm noção do que é isso? Será que naquele momento alguém teria acabado com a inflação sem nenhum trauma?; 2) À época, não havia muito o que fazer. Ninguém tinha a receita pronta para conter de uma vez o processo inflacionário, que já vinha, vale lembrar, há décadas, sem que nenhum governo tivesse obtido sucesso; 3) O fato é que as correntes de economistas mais respeitados só viam uma saída: diminuir o dinheiro circulante, porque havia excesso de moeda no mercadoo, que incentivava a inflação; 4) Quanto ás acusações de corrupção, a resposta para Collor veio com a absolvição pelo STF. A Suprema Corte deu atestado de correção e honestidade para o então presidente; 5) Não se pode negar, só os asnos o fazem, que tudo que aí está se deu pela abertura do mercado promovida por Collor. Que quebrou os monopólios, extinguiu estatais ineficientes e enxugou a máquina burocrática; 6) Por fim, não houve confisco. Na verdade, o que ocorreu foi retenção temporária de ativos. Com posterior devolução, com juros e correção monetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário