segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ana Amélia cobra mais atenção para combate ao câncer de mama e de colo de útero


Lia de Paula/Agência Senado

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou  mais atenção do governo à saúde das mulheres. A parlamentar manifestou apoio a uma ação da União Latino-Americana Contra o Câncer da Mulher – que lançou esta semana um guia para a redução e eliminação do câncer de mama e de colo de útero. De acordo com a organização, a cada ano, 118 mil mulheres morrem na América Latina vítimas dessas doenças. O documento intitulado A “Declaração dos Direitos da Mulher para o Câncer de Mama e de Colo de Útero da América Latina” lista uma série de medidas necessárias para garantir o acesso equitativo à informação, prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento.
- Para diminuir os riscos de ocorrência do câncer de mama e de colo do útero, uma das ações destacadas no documento é o estímulo a hábitos saudáveis, como exercícios regulares, alimentação equilibrada, moderação no consumo de álcool e o fim do hábito de fumar. A ciência já comprovou que essas ações reduzem, significativamente o risco de desenvolver câncer e outras enfermidades – assinalou Ana Amélia. A parlamentar lembrou que algumas propostas já aprovadas pelo Senado têm objetivo de ajudar no combate a essas doenças. É o caso do projeto seu que inclui, no rol dos serviços prestados pelos planos de saúde, a quimioterapia oral em domicílio. A proposta (PLS 352/11) de Ana Amélia foi aprovada por unanimidade no Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados. Outra medida destacada por Ana Amélia é a Lei 12.732/12, que garante atendimento aos diagnosticados com câncer para que o início do tratamento pelo SUS ocorra no máximo de até dois meses. O marco legal é fruto de um projeto  do ex-senador Osmar Dias, do Paraná e foi relatado pela senadora gaúcha. No próximo dia 21, por iniciativa da progressista, uma audiência pública com especialistas e representantes do governo, na Comissão de Assuntos Sociais, vai discutir a regulamentação dessa lei. Ana Amélia ainda lembrou da lei sancionada recentemente para que a reparação da mama seja feita pelos médicos do SUS na mesma cirurgia para retirada do órgão, caso as condições técnicas e de saúde da paciente sejam favoráveis. A senadora gaúcha foi a relatora da matéria de autoria da deputada licenciada Rebecca Garcia (PP-AM).
- O maior presente que eu posso dar a todas as mães gaúchas e brasileiras, além de proposições legislativas, como já informei, são informações, pois sei que prevenção e detecção no tempo certo, com acesso a serviços médicos e psicológicos de qualidade, são essenciais – afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário