quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

5 milhões e 600 mil reais sumiram do caixa da Irmandade da Santa Cruz dos Militares


A Irmandade da Santa Cruz dos Militares (ISCM) foi fundada em 14 de Setembro de 1623, com nome de Irmandade de Vera Cruz, pelo governador Martim de Sá. É uma Associação Civil e Religiosa Católica de duração indeterminada, com sede e foro na cidade de São Sebastião do Rio e Janeiro, na rua 1º de Março, nº 36 – Centro. É constituída de Oficiais do Exército Brasileiro da Ativa, da reserva de 1ª classe e reformados, tendo seus objetivos religiosos, beneficentes e filantrópicos atingidos pela observância de itens postulados em seu Estatuto, para atender irmãos, dependentes, beneficiários, empregados e instituições de caridade. Admite, como exceção única, a admissão de irmãos que não sejam oficiais do Exército Brasileiro tão somente nos quadros de irmãos Benfeitores e Honorários. Atualmente o número de irmãos gira em torno de 100 (cem). Propugna o aprofundamento da fé cristã e mantém, estimula e contribui para o aprimoramento cultural e artístico, através da preservação de seu arquivo geral, museu, templo, peças, relíquias sacras, livros, documentos etc. Instituição secular que registra a passagem de notáveis personagens da História do Brasil como o ilustre Patrono do Exército Brasileiro – o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva – o Duque de Caxias, na honraria de Provedor; o Marechal Eurico Gaspar Dutra, no posto de Tenente como Conselheiro; o Dr. Rui Barbosa nos préstimos dos ditames jurídicos, dentre outros. Desde sua fundação a Irmandade, através de doações, construções e compras, chegou a constituir um patrimônio de mais de 560 itens em imóveis residenciais e comerciais, distribuídos pelos bairros do Centro, Botafogo, Humaitá, São Cristóvão, Vila Izabel, Tijuca, Engenho de Dentro, etc. Portanto, a ISCM sempre ocupou lugar de destaque entre as Ordens Religiosas no Estado do Rio de Janeiro, como a de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, Ordem do Carmo e outras. Entretanto, parece que a má gestão impera nessas que foram citadas. A de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito há poucos anos foi citada na imprensa que estava com dívidas no valor aproximado de 10 milhões de reais. A Ordem do Carmo, também, está sendo noticiada na imprensa, por promover leilões dos seus imóveis para pagar dívidas. No caso particular da ISCM, paira um sentimento de que seu destino será idêntico ao das Ordens referidas. 

Tudo graças a um grupo de velhos coronéis octogenários, encastelados há 40 anos e que conduzem um rodízio entre eles, com o objetivo de manterem-se na Provedoria. Desse grupo de coronéis todos foram expulsos do antigo SNI. Dentre eles, três nomes se destacam na manutenção da direção da ISCM, nos últimos anos: Coronel Araújo – afastado por desentendimento e doença, Coronel Barcellos – falecido em 2012, e o Ten Cel Ari de Aguiar, que é o atual Provedor. Vale saber que na gestão do Coronel Barcelos o seu tesoureiro era o Ten Cel Ari de Aguiar. Ao término de tempo como Provedor, promoveu a assunção da Provedoria pelo Ten Cel Aguiar e passou a ser seu tesoureiro. Deslavada troca de funções. O Ten Cel Ari de Aguiar assumiu a provedoria já debilitado, apresentando um quadro de esquecimento e pouco reconhecimento das pessoas. Há 150 dias não comparece à ISCM, apoiando-se pelo Estatuto da Irmandade para, ainda, manter-se na função. O Coronel Hélio, Vice Provedor e Provedor em exercício, não tem contato, seja por qualquer meio, com o Ten Cel Aguiar e, por decisão própria, estaria aguardando o término do limite preconizado pelo Estatuto da ISCM para tomar as devidas providências estatutárias (eleições). Grupo de irmãos querem saber aonde foram parar 5 milhões e 600 mil reais que estão sumidos. Em 2007, a ISCM encerrou suas aplicações na bolsa de valores, deixando 9 milhões de reais em caixa. De 2007 a 2012 a Irmandade gastou 2 milhões e oitocentos mil reais entre taxas, tributos etc., relativos aos imóveis de inquilinos inadimplentes. Hoje seu caixa é de 600 mil reais. 5 milhões e 600 mil reais estão sumidos!Estas informações e questionamentos nos foram enviadas por fontes militares confiáveis.

Atenção: Se alguém citado aqui quiser questionar as informações apresentadas, basta nos enviar artigo ou nota contradizendo o que foi publicado. O endereço eletrônico é o limonginetto@hotmail.com.


Clique nos links abaixo para conhecer mais sobre a Irmandade da Santa Cruz dos Militares.


História da Irmandade

História da Igreja

Duque de Caxias

Cerimônias Religiosas

Contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário