quarta-feira, 21 de março de 2012

Sarney recebe vice-presidente da Assembléia Popular Nacional da China


O vice-presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional da China, Wang Zhaoguo, quarto na linha sucessória chinesa, foi recebido no início desta tarde pelo presidente José Sarney e os senadores Marta Suplicy (PT/SP), Collor de Melo (PTB/AL), Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e Cícero Lucena (PSDB/SE). As boas relações bilaterais, as possibilidades de incrementá-las e o posicionamento harmônico dos dois países nos fóruns multipolares foram os temas do encontro. Durante a conversa, Sarney recordou as três visitas de presidentes brasileiros à China nos últimos 8 anos – O presidente Lula em duas ocasiões e Dilma Rousseff no ano passado – como uma "demonstração clara da importância que o país dá a sua relação com a China". Lembrou ainda da visita oficial ao Brasil do presidente chinês Hu Jintao em 2010. Zhaoguo concordou e ressaltou as relações estratégicas adotadas pelos dois países. "Estamos aumentando nossos vínculos desde que retomamos nossas relações diplomáticas há 38 anos. Mas o encontro dos presidentes Sarney e Deng Xiaoping em 1988 foi um marco nas nossas relações". Sarney e o dirigente chinês concordaram na avaliação com relação ao posicionamento dos dois países nos fóruns internacionais. Para Zhaoguo as relações entre Brasil e China "atingiram um patamar que poucos países do mundo conseguiram". O senador identificou a constituição do grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), "como um caminho pra encontrarmos neste mundo multipolar o equilíbrio necessário para a paz".


O PIB

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Fernando Collor, expressou seu desejo de que a China seja representada na Conferência Rio+20 com uma delegação de alto nível. E disse estar feliz com a resposta do dirigente do PCC de que a China comparecerá ao evento com seus mais altos dirigentes. Em seguida, o senador Collor pediu que a China não faça crescer seu PIB em 7,5% em 2012, como previsto, mas sim "algo em torno de 12%", e finalizou: "com 12% o Brasil ficará muito feliz e nossas relações melhores ainda". Para deleite dos presentes, o vice-presidente Zhaoguo lembrou a Collor que em 2011 as previsões davam um crescimento do PIB chinês de 8%: "Crescemos 9,2%. Para este ano posso garantir senador que cresceremos novamente mais do que os economistas prevêem".



Perfil

Wang Zhaoguo é formado em engenharia de turbinas no Instituto de Tecnologia de Harbin, Wang Zhaoguo. Ele nasceu em 1941 na cidade de Fengrun, provincia de Hebei, e entrou no Partido Comunista da China (PCC)em 1965. Wang Zhaoguo é também presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos da China e membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário