quinta-feira, 30 de junho de 2011

Documentos, Collor e Sarney


Colossal tolice achar que o senador e ex-presidente Fernando Collor vai se intimidar diante do açodado noticiário para acelerar e divulgar suas ponderações, decisões e esclarecimentos com relação aos documentos secretos. Collor tem completa e total consciência de suas responsabilidades com os interesses do Brasil e da coletividade. Sempre foi assim. É tônica e característica de vida. Collor não deseja polemizar com ninguém. Tem mais o que fazer. Mas não cederá aos faniquitos e pantomimas de minorias travestidas de porta-vozes da opinião pública, interessados em ações eleitoreiras.

Ana Amélia critica apoio do BNDES à fusão de grandes grupos varejistas

A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou nesta quinta-feira (30), a intenção do BNDES de emprestar mais de R$ 4,5 bilhões para a fusão dos grupos Carrefour e Pão de Açúcar, obtendo uma participação como sócio. A senadora ressaltou que a fusão permitirá a concentração de um terço do varejo brasileiro nas mãos de um só dono e significará prejuízos não só aos agricultores, mas também aos consumidores.
- Enquanto 30 mil famílias de produtores de arroz em 200 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina não conseguem que o governo pague o preço mínimo pelo produto, para ao menos cobrir os custos de produção, o BNDES aporta recursos públicos para promover a concentração de aproximadamente um terço do varejo brasileiro nas mãos de um único dono - criticou a senadora.
Ana Amélia afirmou que a operação representa fato juridicamente incerto, já que há disputas societárias com o grupo francês Casino, e perguntou quem pagará o risco.
Em aparte, os senadores Pedro Taques (PDT/MT), Ivo Cassol (PP/RO) e Ataídes Oliveira (PSDB/TO), elogiaram o pronunciamento. Além de criticar o aumento dos recursos para financiamentos do BNDES por meio de medida provisória aprovada na quarta-feira (29) no Senado, destacaram que o banco tem investido pouco nos pequenos empresários.
- Todo mundo fala que o BNDES tem dinheiro para esses pequenos empresários, mas é conversa para boi dormir. É igual a perna de cobra: todo mundo sabe que tem, mas ninguém vê, porque ninguém nunca conseguiu pegar - ironizou Ivo Cassol.
O senador informou que pretende apresentar requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a convocação dos dirigentes do banco, que teriam de explicar o apoio à fusão. Ana Amélia disse que assinará o requerimento.
Pedro Taques também destacou que a maior parte dos investimentos do BNDES se encontra nas Regiões Sul e Sudeste, o que faz com que estados menos desenvolvidos não sejam atendidos.
- Isso descumpre a Constituição, que busca aparar as desigualdades regionais. Nós estamos socializando o prejuízo e capitalizando o lucro. Isso não é digno de um Estado democrático de direito - concluiu.

Fonte: Agência Senado

Carta do amigo João Bosco Botelho


Prezada(o) amiga(o):

No momento em que recebi o mais importante título acadêmico francês – Docteur Honoris Causa - fiquei muito emocionado ao ouvir o hino nacional do Brasil, ao lado da nossa bandeira, entre a da União Européia e as dos EUA e Austrália, países adotados pelos dois professores, que também receberam o mesmo título, e por ter continuado brasileiro-amazonense, Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Amazonas e Professor-Doutor da Universidade do Estado do Amazonas.

Atenciosamente,

João Bosco Botelho

Meu comentário: Parabéns ao doutor-médico-professor e amigo João Bosco Botelho. respeitado no Brasil e no exterior. Orgulho para o Brasil, para a classe médica, para sua família e para seus amigos que lhe querem bem. Forte abraço para ele.

Carta de um amigo


Meu caro Limongi:

Você continua o mesmo jornalista combativo e corajoso, que eu conheço há tantos anos e cuja amizade me honra. Li a matéria inserida no seu blog e a nota publicada na coluna do nosso prezado Gilberto Amaral. O problema da sabotagem contra a literatura brasileira é sério e você, em poucas palavras, o situa muito bem. Veja o que os norte-americanos fizeram com a nossa bela música, tendo o apoio de maus brasileiros.

Gratíssimo pela solidariedade, com um afetuoso abraço do confrade e admirador

DILSON RIBEIRO

Suicídio coletivo do outro lado


A oposição tem mesmo é que aguentar o tranco e ir em frente: é só alegria nos redutos do governo e, sobretudo, do PT: Lula virou filme, ajudou Dilma a ganhar as eleições. As oposições esperaram o troco. Aproveitaram bastante o episódio Palocci. Ficaram animadinhos. Dilma tirou Palocci. Acabou o discurso do PSDB e do DEM. Agora, Dilma também vai virar filme e lula vai presidir delegação brasileira em importante congresso de países africanos. Assim ninguém aguenta. Tucanos e democratas pensaram até em suicídio coletivo.

Ana Amélia vai coordenar elaboração de relatório com conclusões da subcomissão de dependentes químicos

A senadora Ana Amélia (PP/RS) foi indicada pelos demais integrantes da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool e 'Crack', vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para coordenar a elaboração do relatório com as conclusões do grupo em relação ao trabalho realizado.
O convite surgiu durante a audiência pública desta terça-feira (28), feito pelo senador Waldemir Moka (PMDB/MS), com a concordância dos demais integrantes da subcomissão. O encontro foi o oitavo promovido pela Casdep para ouvir e questionar lideranças e autoridades de instituições federais, comunidades terapêuticas, entidades médicas, da segurança pública e de organizações não governamentais sobre o trabalho de combate, e prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos, com destaque para o crack.
As reuniões estão sendo realizadas por iniciativa da senadora Ana Amélia, vice-presidente da subcomissão, e do senador Wellington Dias (PT/PI), presidente, que apresentaram requerimentos para que fosse discutida a problemática das drogas e buscadas soluções para o problema que interrompe o sonho de milhares de brasileiros e destrói diversas famílias.
O ciclo de debates será encerrado em julho e a proposta com base nos depoimentos colhidos deve ser elaborada a partir de agosto para que os projetos existentes possam ser aperfeiçoados e novas propostas surjam no enfrentamento às drogas. Uma conferência sobre o tema será realizada no segundo semestre, em data a ser definida, para apresentação do relatório coordenado pela senadora progressista.
- Diante do cenário atual, é preciso que estejamos atentos em relação à situação que já se tornou uma epidemia, não apenas um problema social ou de segurança pública dos órgãos de repressão policial no combate ao traficante – comentou a senadora.
Na opinião da parlamentar, a prevenção é o melhor remédio no combate às drogas.

Por Renan Arais Lopes

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Proposta de Emenda à Constituição prorroga incentivos da ZFM por mais 50 anos


Trinta e sete senadores assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada esta semana pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que prorroga os benefícios concedidos à Zona Franca de Manaus até 2073, ou seja, mais 50 anos. A previsão em lei hoje é de término em 2023. Além da prorrogação, a PEC muda o nome Zona Franca de Manaus para Pólo de Desenvolvimento Incentivado (PDI). Vanessa explica que a proposta de prorrogação tem como base a importância da Zona Franca de Manaus para a região Norte e para o Brasil. A ZFM abriga 400 empresas, que geram cerca de 100 mil empregos diretos. Finalizou o ano de 2010 com um faturamento de aproximadamente R$ 62 bilhões no ano de 2010. "Não se pode perder de vista que as empresas decidiram se instalar na ZFM devido aos benefícios fiscais oferecidos e à possibilidade de se beneficiarem das facilidades de importação de peças e componentes de aparelhos eletroeletrônicos. Não houvesse esses benefícios, possivelmente elas teriam optado pela localização mais próxima aos principais mercados consumidores do Brasil", lembra a senadora.

Mudança de nome - Com relação à nova nomenclatura proposta, Vanessa destaca que a Zona Franca de Manaus não é uma base de exportação ou um entreposto comercial, como ainda é vista hoje. Segundo ela por ser, inicialmente, uma zona franca industrial, agropecuária e comercial, associou-se ao modelo a imagem de um centro de comércio de produtos importados. Mas, a parlamentar lembra que a ZFM experimenta o adensamento crescente da cadeia produtiva, a diversificação da linha de produtos exportáveis e o incentivo a projetos na área de tecnologia, não deixando dúvidas em relação ao seu dinamismo econômico e à sua importância estratégica para o desenvolvimento da região Norte. "Portanto, é um Pólo de Desenvolvimento Incentivado", justifica.

Assessoria de Comunicação
End: Ala Sen. Alexandre Costa - Gab. 5
Subsolo - Anexo II
CEP 70165-900 - Brasília-DF


61-3303-6730
61-3303-6730 
6730 / 6733
61-9906-5115
9951-7611
92-3231-1947
92-3231-1947/ 8145-5987


http://www.senadoravanessa.com.br/
http://twitter.com/vanessasenadora
http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002065629372
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=6320412161407874405

Agaciel não teme ressentidos


O MP de Brasília e todos os outros deveriam trabalhar mais e deixar de tentar aparecer à custa de quem trabalha e tem zelo pela coisa pública. O deputado Agaciel Maia não tem nada a ver com os atos do então senador e primeiro-secretário do Senado, o paraibano Efraim Morais. Basta de intoleráveis perseguições ao ex-diretor-geral do Senado. Agaciel permanece uma autêntica liderança entre os servidores do Senado e mesmo entre os servidores em geral, de Brasília. Não teme acusações infundadas e não vai deixar de cumprir seu mandato de deputado Distrital com isenção e espírito público, mesmo diante dos arreganhos dos geniozinhos do MP, muito menos da banda podre da midia ressentida.

Jornalistas: saber escrever primeiro seria melhor


Concordo com a cobrança-observação-sonho do Cláudio Humberto: os jornalistas do Governo deveriam primeiro procurar aprender a escrever. Saber falar, é o de menos.

Juizinho teve seus 15 minutos de fama


Juizinho de Goiânia vibra com seus 15 minutos de fama. Se julga o máximo, mas é o mínimo. Contrariou determinação da Suprema Corte apenas para aparecer, para sair do anonimato, de onde jamais deveria ter saído. Prontamente o STF agiu, protestou e o tal juiz voltou a colocar o rabo entre as pernas. Agora, vem o Fantástico e tira novamente o magistrado porra louca do cantinho dele. É um escárnio. A Globo colaborando para que um sujeito que deveria zelar pelas leis e vigor, faça exatamente o contrário. Ou seja, fica a forte impressão de que a Globo também discorda da decisão do STF. Quem manda mais? Medirão armas?

O futebol do Ganso encanta


Os torcedores de todo o país que gostam do bom futebol, elegante, vistoso, inteligente e, sobretudo, objetivo e técnico como o do Ganso, deve se sentir feliz e orgulhoso.

Comentário sobre o texto “O Lula será candidato em 2014”, de Carlos Chagas


Chagas mais uma vez descobriu a pólvora. Lula é candidatíssimo desde o primeiro dia que deixou a Presidência. Lula observa tudo, conversa com quem precisa. Também sempre. Os incomodados com o retorno de Lula que se mudem para a China ou para o Chile. De preferência lá perto daquele vulcão. O vulcão político-eleitoral brasileiro é Lula, continua sendo Lula. Os tolos e analistas de araque dizem, com ar de sábios, “ah, Lula não vai arriscar seus 80% de aceitação popular”. Bolas, exatamente pela seu forte apoio popular, pelo seu inabalável carisma pessoal, é que permanece candidatíssimo. Aliás, a sucessão de 2014 começou logo que Dilma assumiu e foi crescendo com o episódio Palocci. Azar de quem “pensa” que Lula vai deixar correr solta as rédeas dos tucanos e dos democratas.

Relações Internacionais


Semmas recebe alunos da UnB

Alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) visitarão, nesta terça-feira (28), a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com a finalidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Relações Internacionais do órgão. A ASRI da Semmas foi o primeiro setor especializado em Relações Internacionais, criado no âmbito da Prefeitura de Manaus, na atual gestão do prefeito Amazonino Mendes. O setor foi criado com o propósito de desenvolver atividades internacionais visando o cenário municipal, na perspectiva de fechamento de parcerias, investimentos e participação nos processos decisórios ligados às discussões mundiais acerca do meio ambiente.
No total, 25 alunos da UnB participarão da visita, que acontecerá às 14h, na sede da Semmas, na Avenida André Araújo, 1.500, Aleixo. O grupo será coordenado pela professora Cristina Y. A. Inoue, do Instituto de Relações Internacionais da UnB. Na sede do órgão, os alunos serão recebidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra. Em seguida, percorrerão os setores de Educação Ambiental, Qualidade e Controle Ambiental, Arborização e Paisagismo, entre outros, da secretaria.
O trabalho de relações internacionais foi uma das ferramentas determinantes para que a Prefeitura de Manaus assumisse a liderança nas discussões internacionais sobre mudanças climáticas, no contexto dos governos locais junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário Marcelo Dutra destaca a realização da Cúpula Amazônica de Governos Locais, com a participação de representantes de vários países, como uma das primeiras e mais importantes contribuições proporcionadas pelo trabalho de relações internacionais da Prefeitura de Manaus.
O evento consolidou a posição dos governos locais dos países amazônicos e resultou num documento reunindo propostas de inclusão dos governos locais nas negociações mundiais de mudanças climáticas. As propostas foram inseridas no documento do Governo do Brasileiro que será encaminhado para inclusão do novo Protocolo que substituirá o de Kyoto, em 2012.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
Prefeitura Municipal de Manaus
Contatos :
(92) 3236-9423
(92) 3236-9423

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O incrível time do Barcelona



Apenas para mostrar que o que o Muricy declarou, na euforia do título, eu assinalei há mais de mês, quando o Barcelona ganhou a Eurocopa contra o Manchester. Exatamente numa segunda-feira, 30 de maio de 2011, na seção "O que acontece por aí...".


"O incrível time do Barcelona
Todo time é pequeno enfrentando o Barcelona. O Manchester United foi apenas mais um no caminho do Barcelona. Ninguém dá bico, não se rifa a bola, não faz cruzamentos inúteis. Raramente se erra um passe no Barcelona. O time vai girando com a bola de pé em pé. Ninguém tem vergonha de atrasar a bola para reiniciar a jogada. Messi se mexe muito, principalmente pelo meio e pela lateral direita. Faz tantas jogadas com Daniel Alves que resultam em gols, que deveria dá a metade do salário dele para o lateral brasileiro. O meio-de-campo do Barcelona tem dois jogadores extraodinários, Xavi e Iniesta. Tudo começa com eles. Têm impressionante visão do jogo, como todos os craques, conhecem os atalhos do campo. O repertório de jogadas ensaiadas do Barça é vasto, incrível e interminável. Para tormento dos adversários. Quando Messi pega a bola e parte em direção ao gol, quem preferir ir recuando, fazendo sombra ao infernal baixinho, comete suicidio. O Manchester que o diga. A bola mais uma vez ficará feliz, sabe que será bem tratada, se breve o Santos jogar com o Barcelona. Sem comparações. Mas o time brasileiro conta com meninos que também jogam muito. Basta alguns ajustes que o Santos com Neymar e Ganso não fará feio. Será um jogaço."

Qualidade da Globo


Ninguém é Santo em nenhum segmento da sociedade. Os Santos estão nas Igrejas. A Globo erra muito, mas também tem acertado bastante. Faturamento? Quem não precisa e não vive dele? Fui, com muita honra, jornalista do jornal O Globo. Jamais me mandaram cumprir pauta sórdida, dirigida ou leviana. É evidente, fácil de perceber, que a tv e o jornal navegam muito mais nas ondas e marolas do PSDB. Mas, também, costuma abrir amplos espaços para o contraditório. A Globo fatura mais porque, sejamos justos e isentos, é mais competente do que as outras emissoras. Tem repórteres qualificados no oficio.Com bons textos. As outras, em geral, tentam acompanhar e até copiar, pautas da Globo. Embora também contem com excelentes profissionais, claro. Quase todos que já foram um dia da Globo.

Pirarucu em alta para dias de sufoco


Maior peixe de escamas do mundo de água doce, o pirarucu se transformou em uma renda sustentável dos pescadores do Amazonas. O peixe, já comercializado por importante rede de supermercado(pão de açúcar), registra uma das práticas sustentáveis mais avançadas da pesca mundial em ambiente de floresta tropical. Além do mercado brasileiro, o pirarucu começa a se fortalecer nos restaurantes de alta culinária dos Estados Unidos e da Europa, especialmente na Espanha e na França.Conhecido por suas características que lembram o bacalhau, o peixe é responsável pela melhoria de qualidade de vida de milhares de pescadores do Amazonas. O destaque desta realidade que gera empregos e renda sustentável é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Médio Solimões, que registra a despesca de mais de 5.250 pirarucus com tamanho superior a um metro e meio.

Mineiros lutam por espaço no Superior Tribunal de Justiça


Grupo de políticos do Movimento Pró-Minas da Dilma e comitiva de desembargadores de Minas Gerais tiveram encontro em Brasília, nesta semana, para reforçar a indicação do desembargador Hebert Carneiro para ocupar uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação faz parte do elenco de iniciativas constante no documento Fortalecimento de Minas no Cenário Nacional, coordenado pelo senador Clésio Andrade (PR-MG) com apoio da bancada mineira de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff, a quem cabe a escolha dos futuros ministros. Acompanhavam Hebert Carneiro os desembargadores presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Bruno Terra, e secretário geral da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Nelson Messias, e as desembargadoras Márcia Milanês e Luciana Nepomuceno. A comitiva foi recebida pelo senador Clésio Andrade e o presidente do PT de Minas Gerais, deputado Reginaldo Lopes, com os deputados mineiros Diego Andrade (PR), Gabriel Guimarães (PT) e Durval Ângelo (PT). São quatro as vagas de ministro existentes, hoje, no STJ. Uma das vagas se destina a um juiz de Tribunal Regional Federal, outra a membro do Ministério Público e duas para desembargadores de Tribunais de Justiça. Para essas duas, foi elaborada lista quádrupla, da qual consta o nome de Hebert Carneiro, indicação de Minas Gerais à presidente Dilma. Minas tem perdido posições no contexto nacional, segundo diagnóstico do documento “Fortalecimento de Minas”, que aponta a forte redução da presença de juristas mineiros nos tribunais superiores sediados em Brasília. A tradicional cota de cinco a sete mineiros no STJ, por exemplo, hoje é preenchida por apenas dois juristas apenas nascidos em Minas, mas que tiveram suas carreiras em outros estados.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A luta de Magno Malta merece aplausos


Ouço com prazer discurso candente do senador capixaba, Magno Malta, dando conta de diversos canalhas pedófilos presos. Concordo com o senador, esta escória de ordinários merece e precisa apodrecer na cadeia. Sem conforto, sem privilégios. Comendo o pão que o diabo amassou. Acompanho a brava luta do senador Malta no combate e na denúncia destes criminosos. Estou com ele, firme e forte. A justiça deveria agir e punir com mais agilidade e rigor estes crápulas. Pedófilo é pior do que ratazana de esgoto. Destroem familias, violentam e matam crianças. São vermes que não merecem nenhuma piedade. Parabens Magno Malta. Sua luta em defesa da familia merece aplausos. Lembrei-me de uma afirmação-sugestão de outro bravo senador, Ivo Cassol, que inclusive registrei numa bronca geral, que seguramente tem o apoio de Malta. Segundo Cassol, pedófilo precisa ser preso, condenado e capado.

Maus brasileiros torcem contra a Copa


Quero ver quando começar a Copa de 2014. Se o novo franciscano na praça, Romário, ex-peixe, agora marionete de parasitas, ressentidos, derrotistas e empresários calhordas com interesses contrariados, vai comprar ingressos ou vai telefonar para Ricardo Teixeira pedindo, "por favor", ingresso para a tribuna do Maracanã. Não duvido nada, porque a cara de pau dessa corja é tremenda. Romário aprendeu cedo, sobretudo tendo como mestre aquele velhaco colunista metido a sabidão, eterno recalcado e desapontado com o sucesso e com o trabalho de autênticos desportistas, como Teixeira e Havelange. Com Ricardo e Havelange o Brasil é pentacampeão do mundo. Felizmente as diversas seleções brasileiras vencedoras, jamais precisaram das análises técnicas de araque do frustrado parlarpatão colunista paulista, para ganhar títulos.

Senado indica quatro representantes para o Parlasul


O Senado já escolheu quatro dos dez senadores que representarão o Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Paulo Bauer (PSDB-SC) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) serão titulares e José Agripino (DEM-RN) e Fernando Collor (PTB-AL), suplentes. Ainda estão pendentes as indicações de seis titulares e seis suplentes, o que deve acontecer nas próximas duas semanas. Todos os indicados terão mandato no organismo até o ano que vem. Desde o mês passado, o Congresso Nacional autorizou o Brasil a ter mais parlamentares no Parlasul. De acordo com a Resolução 1/11, aprovada em maio, o número de representantes sobe de 18 para 37, dos quais 27 são deputados e 10 senadores no exercício do mandato. Os novos integrantes da representação exercerão seus mandatos até a posse dos parlamentares que vierem a ser eleitos para representar o Brasil em Montevidéu, no Uruguai, sede do órgão legislativo regional. Essa posse deve ser ainda em 2012.

Fonte: Agência Senado.