sábado, 26 de outubro de 2019

João Furtado, gigante do bem

Hoje, dia 20 de Outubro de 2019, meu pai, João de Mendonça Furtado faria 100 anos. Filho do Coronel Auton Furtado e Raimunda de Farias Furtado, tinha 17 irmãos, nasceu Tarauacá no Acre, em 20 de Outubro de 1019.
Durante sua vida contribuiu de forma imensurável com a sociedade Amazonense e com o país. Foi, soldado da borracha no Acre durante a Segunda Guerra, por 18 anos foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e construiu o Clube do Trabalhador na Capital, foi ainda Vice-Presidente da Confederação Nacional das Industrias.
Fundou as Federações das Industrias dos Estados do Acre e de Roraima, implantador do SESI e do SENAI em Rio Branco-AC. Essas organizações foram e são responsáveis por ensinos profissionalizantes e também no campo da educação escolar para a juventude, contribuindo pela formação de muitas gerações com ensino de qualidade. Além de ter sido suplente de Senador do Estado do Amazonas e Prefeito da Cidade de Manaus, e é de sua autoria a criação do Museu da cidade.
Foi casado com Maria Esther, com quem teve três filhos, Fátima Auta, Elma Furtado e Haroldo Jorge.
Veio a falecer no dia 18 de Janeiro de 1995, na cidade do Rio de Janeiro.
Um homem visionário e empreendedor, com um grande coração que marcou a vida daqueles que conviveram com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário